SÃO JOÃO PAULO II – O PAPA DOS JOVENS E DA FAMILIA
Comemoramos no dia 22 de outubro o dia de São João Paulo II, nosso contemporâneo que deixou muitos ensinamentos e também muitas saudades.
Nascido KarolWojtyla, na Polônia, em 18 de maio de 1920, viveu de perto os terrores da segunda guerra mundial o que mais o levou a defender a paz no mundo.Quando a Polônia estava ocupada por nazistas, Karol trabalhava em uma pedreira, em condições péssimas, com temperaturas negativas que não facilitavam seu trabalho noturno. Em uma das madrugadas nas quais trabalhava, presenciou a morte de um colega, vítima de uma explosão de dinamites. Sobre o ocorrido, João Paulo II escreveu um poema. Nos versos, falava sobre a perda da família do amigo e terminou dizendo: “quanto maior a raiva, maior a explosão de amor”.
Sempre foi apoiador da juventude e quando era pároco na Polônia e, inclusive, quando já era cardeal, João Paulo II fazia questão de passar tempo ao lado dos jovens de sua comunidade, participando de viagens e retiros ao lado dos mais novos.
Foi o idealizador na 1ª Jornada Mundial da Juventude, sendo realizada em Roma em 1984 onde disse aos jovens: “Que espetáculo tão magnífico ofereceis, vistos desde este palco. Quem disse que a juventude de hoje não se interessa pelos valores?” Com essas palavras, o Papa João Paulo II entregou ao mundo um símbolo: uma grande cruz de madeira, que se chamaria mais tarde a “Cruz da Jornada Mundial da Juventude”. Era o início de uma grande jornada…
João Paulo II e Madre Teresa de Calcutá: Possivelmente a dupla de Santos e amigos contemporânea mais conhecida é Madre Teresa de Calcutá e São João Paulo II, cujos caminhos se cruzaram muitas vezes no período em que a religiosa foi Superiora das Missionárias da Caridade e João Paulo II era Bispo de Roma.Em 1986, quando o Papa visitou a casa da Madre Teresa no coração dos bairros pobres de Calcutá, a Beata chamou esta ocasião como “o dia mais feliz de minha vida”.
Depois da chegada do Santo Padre ao local, a Madre Teresa subiu ao papamóvel branco e beijou seu anel, conhecido como o anel do pescador. Em seguida, o Pontífice beijou a testa da Beata, uma saudação que realizavam a cada encontro.
João Paulo II e as famílias: São João Paulo II chamou a família de “Santuário da Vida” (CF, 11). Ela foi uma de suas maiores preocupações durante todo seu pontificado. Segue palavras de Dom Rafael LlanoCifuentes, Bispo Presidente da Comissão Família e Vida da CNBB: “Evocando acontecimentos, veio à minha memória a oportunidade única de ser recebido em audiência particular pelo Santo Padre, no dia 7 de janeiro de 1991, na biblioteca pontifícia. Lado a lado, não frente a frente, porque assim o quis o Papa que me sentasse, disse-lhe: Santo Padre, desejo agora que me facilite uma mensagem especial para as famílias do Rio de Janeiro das quais eu sou o bispo responsável. E João Paulo II, olhando com as pupilas abertas a uma grande compreensão, que parecia abranger a humanidade inteira, disse-me pausadamente, deixando cair mansamente as suas palavras, uma a uma, nos meus ouvidos surpreendidos: “Diga-lhes que a Igreja está do lado da vida e não da morte – da contracepção, da esterilidade voluntária, do aborto… Mais ainda, diga-lhes que o futuro da humanidade passa pela família. Quando eu era capelão de estudantes dizia-lhes isto e algo mais: que o futuro da humanidade passa não apenas pela família, mas também pelo amor conjugal digno e fecundo. Deus os criou homem e mulher para que se tornassem uma só carne; que o homem não separe aquilo que Deus uniu. Sim, repita-lhes que o amor tem que estar revestido de toda a dignidade humana e aberto à fecundidade.”
São João Paulo II faleceu em 2 de abril de 2005 às 21:37 horas, na noite prévia ao Domingo da Divina Misericórdia, data que ele mesmo instituiu.Após 26 dias do seu falecimento, Bento XVI concedeu a dispensa dos cinco anos de expectativa prescritos permitindo o início da causa de canonização. Em 1º de maio de 2011, Bento XVI o proclamou beato e, em 27 de abril de 2014, Papa Francisco o canonizou.
São João Paulo II, rogai por nós!
Denise M. PeixerSafanelli-Fundadora da Comunidade Bom Pastor