OFERECE-LHE A OUTRA FACE
A Palavra de Mateus (5,38-48): “Se alguém te ferir a face direita oferece-lhe também a outra”. Não sei você, mais quanto a mim, sempre escutei: “Não se leva desaforo para casa,pediu, levou”, ou seja, olho por olho, dente por dente.
Nos relacionamentos cotidianos, com filhos, pais, irmãos, esposo, até às vezes somos complacentes diante de certas atitudes de grosseria, mais a resposta sempre é dada de um jeito ou de outro. Quem não disse alguma vez: “Quando eu pedi você não fez, então agora…espere sentado”. As machucaduras que são deixadas por situações não resolvidas acabam perdurando vida afora.
Alguém disse certa vez: “Pedi paciência a Deus e Ele tem me ouvido. Estou em um treino ininterrupto de paciência com tantas situações ruins em minha vida”. Pois é, o que Jesus disse na Palavra acima é que devemos ter o espírito de suavidade e paciência, fugindo de toda inclinação à vingança, pois esta se torna um círculo vicioso de ódio e rancor.
Em sua homilia do dia de ontem, o Papa Francisco diz citando o Livro do Levítico: «Não odieis um irmão vosso no íntimo do coração (…). Não vos vingueis; não guardeis rancor (…). Amai o vosso próximo» (19, 17-18). Estas atitudes nascem da santidade de Deus. Nós, porém, somos tão diferentes, tão egoístas e orgulhosos… e no entanto a bondade e a beleza de Deus atraem-nos, e o Espírito Santo pode purificar-nos, pode transformar-nos, pode moldar-nos dia após dia… Não só não devemos restituir ao outro o mal que nos fez, mas havemos também de esforçar-nos por fazer o bem magnanimamente.
Então para vivermos esta verdade do Evangelho temos a ajuda do Espírito Santo que vem em auxilio às nossas fraquezas humanas e a vontade e esforços próprios em um treino constante de paciência e amor. Quando dá tempo de pensar antes de revidar, respire fundo e diga: “Vem Espírito Divino, enche-me da tua paz” e vá em frente que dá certo.
Denise M. Peixer Safanelli- Fundadora da Comunidade Bom Pastor