1º REGRA DE VIDA = V I V E R A V E R D A D E
DEUS é fonte de toda verdade.Sua palavra é verdade. Aquele que apregoa sua verdade em público, diz que suas palavras são verdade e dignas de crédito.É tesouro.
“Porque a minha boca proclama a VERDADE e meus lábios detestam a iniquidade” (Pr 8,7)
Busque estar agarrado aos preceitos divinos, o povo é chamado a viver a verdade.
“Escolhi o caminho da VERDADE, impus-me os vossos decretos” (Sl 119,30)
A verdade está concentrada na pessoa da Jesus, Filho de Deus, não se trata de princípios, doutrina e comprovação. Em sua presença histórica Jesus é a verdade.
“Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos, conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos livrará”(Jo 8,31-32)
A liberdade é a força da vida, que redime o homem existencialmente do pecado.
O Espírito Santo é o revelador; o Espírito da Verdade que guia para a verdade plena, nos ilumina e faz entrar a verdade no coração dos discípulos, dos escolhidos.
“Quando vier o Paráclito, o Espírito da VERDADE, ele vos ensinará toda a VERDADE, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir e vos anunciará as coisas que virão” (Jo 16,13).
A verdade como retidão do agir e da palavra humana tem o nome de veracidade, sinceridade ou franqueza.A verdade ou veracidade é a virtude que consiste em mostrar-se verdadeiro no agir e no falar, guardando-se da duplicidade, da simulação e da hipocrisia.A virtude da verdade devolve ao outro o que é devido.Por justiça, “um homem deve honestamente a outro a manifestação da verdade “(São Tomás de Aquino)
CIC 2468 e 2469.
“Porque Deus há de ser reconhecido como veraz”( Rm 3,4 a )
O discípulo de Cristo aceita “VIVER NA VERDADE”. “Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a VERDADE” (I Jo 1,6)
“É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz .Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade ?” ( Jo 18,37, 38 a).
O martírio é o supremo testemunho prestado à verdade da fé. Toda falta cometida contra a verdade exige reparação. O sigilo sacramental é inviolável. A música, a arte sacra exprimem a verdade do coração humano a Deus.
A verdade do Bom Pastor para o rebanho consiste nas novas relações de mútuo conhecimento e comunhão, Jesus vai adiante delas, as conduz, elas são dóceis a sua voz, o seguem.Jesus como porta das ovelhas se faz átrio para as ovelhas poderem dizer neste local onde foi revelado o carisma : – FAÇA NOS MERECEDORES DO CARISMA DA PORTA VERDADEIRA PELO SIM A CADA NOVO DIA A VONTADE DO PAI. AMÉM!
Diálogo, partilha, meditação, crescimento :
1)Escolha uma passagem bíblica das que estão acima ou outra que desejarem e partilhem O QUE É A VERDADE ?, enriqueça o carisma nesta regra de vida.
Rosane T. Peixer Röper – formadora da Comunidade Bom Pastor