AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR…
Você tem um (a) amigo (a) assim, pra guardar a sete chaves? Eu tenho! E como tenho! Portanto, vamos festejaro “dia do amigo” dia 20 de julho porque esta comemoração vale a pena.
Discorro aqui de uma pessoa especial que podem ser muitas, com qualidades que superam seus defeitos, disponibilidade e cumplicidade sem iguais e que com certeza inspirou Milton Nascimento ao compor “Canção da América”.
Sabe aquele dia todo mal, onde tudo acontece e você tem necessidade de partilhar mais precisa confiar? É só ligar para ele (a) e tá lá a voz da acolhida, da experiência e acima de tudo da paciência em escutar as lamúrias. E quando precisamos daquele favor que nem um irmão é capaz de fazer? Lá tá ele (a) de novo, socorro imediato e sem questionamentos. Faz parte também da amizade as correções fraternas que edificam e que motivam à mudanças de comportamento
Do lado esquerdo do peito, dentro do coração” este sim é o lugar do amigo (a). Em um pedação do coração, pois eta órgão imenso que se alarga ainda mais quando se fala de amigo (a). Interessante é a história que norteia estas amizades. Começa devagar, vai crescendo e chega ao ápice nas horas mais difíceis, quando o barco tá afundando, o socorro tá difícil, e muitos antes ditos amigos desaparecem. O braço forte aparece e mesmo que não tem a solução imediata, diz: “Estou com você, conte comigo, tamojunto!”
Lembro-me de muitas situações da minha vida e da minha família onde vivemos turbulências de todo tipo, financeira, doenças, calúnias e contamos com estes amigos/irmãos ao nosso lado, que rezaram conosco e chegavam na hora do desespero com palavras e companhia que nos acalentava.
Quando sabemos ter e ser amigos a vida vai trazendo outros mais, sem que precisemos deixar de lado os “velhos amigos”, vamos agrupando os novos e ensinando com os exemplos o valor da amizade. O leque se amplia e colhe-se experiências e aprendizados novos.
“Um amigo fiel é uma poderosa proteção. Quem o achou, descobriu um tesouro” (Eclo, 6,14). Comparo a valiosa amizade também com uma planta exótica que precisa de cuidados e regas frequentes, que pode ser até uma mensagem de celular, pra dizer tô aqui ainda, conte comigo, saudades, enfim, cuidados necessários à manutenção. Este ensino Jesus nos diz: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos…chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai (Jo 15, 12; 15b).Os amigos verdadeiros nos levam para Jesus Cristo, provocam situações de orações comunitárias, Santas Missas, novenas e peregrinações a lugares de oração.
Aproveito a oportunidade para cumprimentar meus muitos amigos, aqueles também que deixei ao longo do caminho por motivos variados mais que continuam nas minhas orações,“pois, seja o que vier, venha o que vier, qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar”.
Denise M. PeixerSafanelli-Fundadora da Comunidade Bom Pastor