MARIA, MÃE E FILHA DA MISERICÓRDIA!
No alto da cruz, Jesus contempla sua Mãe e dela faz a mãe da humanidade: “Mulher,eis aí teu filho” e, contemplando o discípulo amado: “Filho, eis aí tua Mãe” (Jo 19,26-27). Na hora suprema de dor e abandono, colocou sua mãe e o discípulo amado como imagens da Igreja: nela, os filhos contemplam Maria, e Maria contempla os filhos. Esta hora de dor para Jesus, foi a hora do amor pela humanidade: a Mãe contempla os filhos no Filho crucificado e os filhos nela contemplam a Mãe. O cristão devenutrir amor filial eeucarístico pela mãe do Salvador, afinal, a carne de Jesus é carne de Maria, o sangue de Jesus é sangue de Maria, o Pão e o Vinho da comunhão eucarística foram gerados no ventre dela. Durante nove meses o Coração de Jesus pulsou no ritmo do coração de Maria. O coração do Senhor crucificado, antes abrigado e nutrido no coração de sua Mãe, é pura misericórdia, é santuário onde a humanidade recebe redenção total. Aquela que nutriu agora se nutre, e traz para nós seus filhos a misericórdia de Jesus que é também sua misericórdia.
Ao contemplar nossas peripécias de pecado e de santidade, de serviço e de autoritarismo, de egoísmo e caridade: Maria escuta a Palavra agora inseparável da história humana: “Mulher, eis aí teus filhos”. E sentindo o peso da mão da justiça divina, Maria repete enquanto perdurar o caminho humano: “Filho, eis aqui meus filhos”. E assim, a misericórdia triunfa sobre o julgamento. (Tg 2, 13b) Nós como filhos da Igreja, nossa atitude filial é imitarmos Maria em sua bondade, paciência, compreensão, misericórdia. Quem ama a Mãe de Jesus ama também aqueles a quem Ela ama.
O alimentar-se contínuo e fiel da Palavra, a contemplação contínua do Filho transfigura Maria a ponto de podermos dizer como Paulo: “Eu vivo, mas não sou eu que vivo, éCristo que vive em mim” (Gl 2, 20), porque a carne glorificada do Senhor é a carne glorificada de Maria. Seu Corpo foi elevado ao mesmo céu donde seu Filho desceu para a encarnação e onde retornou como Senhor e Salvador. Na felicidade sem fim em cujo caminho nos precedeu, Maria escuta a humanidade que a invoca:
MARIA ASSUNTA AOS CÉUS, ROGAI POR NÓS PECADORES AGORA E NA HORA DA NOSSA MORTE, AMÉM!
Amiga da Comunidade Bom Pastor -Marinês M. Moretti.