A GRANDEZA E A SIMPLICIDADE DE FRANCISCO, NOSSO PAPA.
Vamos recordar alguns fatos importantes do pontificado do Papa Francisco. Começo pela escolha do seu nome , Francisco, em antemão foi para homenagear São Francisco de Assis; “para mim, é o homem da pobreza, o homem da paz, o homem que ama e preserva a criação, é o homem que nos dá este espírito de paz, o homem pobre”. Perceba o quanto o Jorge Mário Bergoglio (Papa Francisco) tem destas qualidades., mostra sua grandeza de alma e simplicidade de coração. Seu lema, em latim, é “Miserando atque eligendo” (Olhou-o com misericórdia e o escolheu).
Foi dado essa dica do nome Francisco, pelo seu amigo Cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes, que lhe disse : Não te esqueças dos pobres ! O papa vem da ordem dos jesuítas , dando sentido ao programa do seu pontificado. A conduta do Papa Francisco sinaliza desapego material, apreço pelas relações humanas e misericórdia, essas atitudes ressoam no coração da Igreja. O Ano da Misericórdia deixará um marco em seu pontificado, fez com que a Igreja voltasse as esquecidas verdades, aos confessionários, ao perdão , as indulgências e no retorno do homem perdido.
Homem do século XXI, Papa Francisco fala do povo e nos encoraja a sair da zona de conforto e voltar aos mais necessitados; fala da Igreja viva, representando a maior riqueza, mesmo indisciplinada, supera barreiras. “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”(Mt 16,18).
Saliento que a cada sucessão apostólica há harmonia pela continuidade da posição doutrinária e toda importância central da nossa fé, prova disso foi a primeira encíclica escrita pelo Papa Francisco “Lumen Fidei”(Luz da Fé).
Continue a rezar muito pela Igreja, pelo Santo Papa e todo Clero, com auxílio do Ano Mariano, porque fomos transformados pela Sagrada Escritura e Sagrada Tradição que nos guia por 2017 anos.
Rosane Teresinha Peixer Röper – Co fundadora da Comunidade Bom Pastor.