VITÓRIA, TU REINARÁS, Ó CRUZ, TU NOS SALVARÁ!
Música antiga cantada na Semana Santa, expressa a fé dos que creem e compreende o supremo amor de Jesus por nós, seu povo a caminho. Na sequência diz: Brilhando sobre o mundo, que vive sem tua luz, Tu és um sol fecundo de amor e de paz, ó cruz!
Olhar a cruz de Cristo é enxergar o escondido sob a dor, a vitória sobre a morte, a morte que gera fecundidade. Na derrota aparente do crucificado vislumbramos uma réstia de luz, e através dela abre-se a porta do céu para os viventes que agora miram o céu com a certeza da vida eterna, pois: Aumenta a confiança do pobre e do pecador confirma nossa esperança na marcha para o senhor.
É difícil entender a cruz e temos medo dela. Como entender que o Salvador do mundo acabou condenado a uma morte tão cruel. “A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que foram salvos, para nós, é uma força divina” (I Cor 1,18).No filme A Paixão de Cristo de Mel Gibson tem uma cena em que Jesus toma a cruz e a abraça. Um dos que estavam entre os curiosos observadores naquela barbárie exclama: “Porque abraças a cruz, louco!”. Quantas vezes nós humanamente também dizemos ou pensamos desta forma, desejaríamos que a cruz não tivesse existido e que o calvário fosse mais brando.
Quando Cristo é elevado na cruz profere sete palavras com um significado profundo para os que creem:
1ª Palavra: “Pai, perdoai-lhes, por que não sabem o que fazem” (Lc 23,34).Que ensino grandioso Nosso Senhor nos deixa nesta primeira Palavra proferida na Cruz, em meio a toda dor e sofrimento em que se encontrava, por amor à humanidade, Ele não pensa em si, mas pede por aqueles que o persegue.
2ª Palavra: “Em verdade eu te digo: Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23,43). Palavra dita por Jesus ao ladrão arrependido.
3ª Palavra: “Mulher, eis ai teu filho. Eis ai tua mãe” (Jo 19,26-27).Todo verdadeiro cristão deve ter Nossa Senhora como sua mãe pois assim Cristo o pediu.
4ª Palavra: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mc 15,34-35). Nesta Palavra de Cristo na Cruz, ele expressa a dor de carregar em seu corpo santo todo o pecado da humanidade, a fim de redimi-la.
5ª Palavra: “Tenho sede” (Jo 19,28).Essa “sede” de Jesus era algo mais profundo. É a sede de almas, a sede de levar a salvação a cada ser humano da face da terra.
6ª Palavra: “Está consumado”.Essa penúltima Palavra de Cristo na Cruz vem selar todas as profecias a seu respeito. Nestes momentos finais Cristo nos diz com essa Palavra que toda a vontade do Pai para nos salvar foi cumprida Nele e por Ele.
7ª Palavra: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23,46).Com essa Palavra Jesus nos ensina a entregar-nos sempre, livre e totalmente ao Pai, que está sempre de braços abertos a nos esperar.
A referida letra da música citada acima termina assim: À sombra dos teus braços a Igreja viverá, por ti no eterno abraço o Pai nos acolherá.Que possamos viver intensamente esta Santa Semana participando das celebrações na Igreja a qual pertencemos para festejar a Páscoa da Ressurreição merecidamente.
FELIZ PÁSCOA!
Denise M. PeixerSafanelli- Fundadora da Comunidade Bom Pastor