SOU UMA CARTA PARA O PRÓXIMO
Em nosso encontro semanal das terças feiras de manhã na Comunidade Bom Pastor, meditávamos a Palavra de II Coríntios 3, 2-3 que diz: “Vós mesmos sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens…não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações”.
Refleti então que sou uma carta renovada a cada dia para aqueles que convivem comigo. Escrevo-a conforme alimento minha alma, quanto mais me aproximo de Deus, mais o revelo com minha vida.
Mas, na ordem prática, o que estou escrevendo no dia a dia? Talvez neste mundo tão virtual, encho de belas mensagens meu facebook, meu whatsapp, e passo a ser somente virtual enquanto meu humano vai se deteriorando, e as convivências pessoais são relativizadas.
Antigamente se enviava bilhetes, cartas e isto ficavam registradas para a posteridade, juntamente com minhas atitudes. Não usando mais estes meios de comunicação são meus gestos, palavras, vivênciasque constroem os relacionamentos.
Um pai é carta para seus filhos sendo exemplo e gastando seu precioso tempo em companhia deles. Dias atrás lemos uma mensagem que rodou nas redes sociais de um menino que queria ser um celular para estar no centro da atenção de seu pai e de sua mãe.
Como mães também escrevemos para nossos queridos através do carinho, dedicação, tempo que priorizamos para estar com eles. Os afazeres de cada dia em casa constroem e comunicam sentimentos.
Alimentar uma relação amorosa é dedicar tempo a ela. Construir uma relação saudável, seja com seu cônjuge, seus filhos, seus pais ou amigos, exigirá sempre muita dedicação. Se você quer ter uma relação sadia e duradoura tente encontrar tempo na sua rotina para dedicar-se a ela. Passar um tempo juntos, preferencialmente a sós, é uma forma de alimentar o seu relacionamento com amor, carinho e atenção. É praticamente impossível nos mantermos ligados emocionalmente a alguém com quem não conversamos ou com quem falamos apenas o básico.
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” (Pequeno príncipe).Relacionar-se com alguém é investir tempo em ouvi-lo, ajudá-lo, fazê-lo rir, chorar junto, compartilhar bons momentos. Se você quer construir uma relação saudável invista tempo nisso. Assim será uma carta de amor escrita não com tinta como diz São Paulo, mas escrita com o coração.
Denise M. Peixer Safanelli – Fundadora da Comunidade Bom Pastor