SOBRE ESTA PEDRA CONSTRUIREI A MINHA IGREJA.
Na liturgia do próximo domingo comemoramos São Pedro e São Paulo, o dia do Papa.
No Evangelho de Mateus 16, 13-19 após a proclamação de fé de Pedro, Jesus diz: “Tu é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la”. Passados quase dois mil anos, a Igreja Católica é dirigida por Pedro, hoje Papa Francisco, eleito pelo Espírito Santo em 2013, o mesmo Espírito que sopra na Igreja pelos séculos, sendo este o 265º sucessor de Pedro.
Catecismo da Igreja Católica 754: “Com efeito, a Igreja é o redil, do qual Cristo é a única e necessária porta. Ela é também a grei (rebanho), da qual o próprio Deus prenunciou que seria o Pastor. Suas ovelhas, embora governadas por pastores humanos, são, contudo, incessantemente conduzidas e alimentadas pelo próprio Cristo, o Bom Pastor e Príncipe dos pastores, que deu sua vida por suas ovelhas.”
Então somos sabedores que nosso Papa é humano, mais é conduzido pelo próprio Bom Pastor. Quem de nós não foi surpreendido pelas decisões, atitudes e instruções do Papa Francisco? Sua simplicidade e humildade são testemunhos de uma Igreja viva e atuante e apesar de vovô tem milhões de seguidores jovens em suas redes sociais.
Comandar a barca de Cristo, a Igreja que somos nós não é tarefa fácil, é exigente e somente a fé, a verdade oriunda de Jesus e buscada na profunda intimidade da oração é capaz de capacitar o Papa, humano Padre, em suas decisões e determinações para o povo, rebanho sedento da voz do pastor. Muitas vezes esta voz é mal interpretada ou por más intenções suas falas são fracionadas e trabalhadas por uma mídia nem sempre verazes.
Padre Paulo Ricardo: “Escutar a voz do Pedro dos nossos tempos e não deixar-se sufocar pelas novidades que obscurecem a nossa fé em Deus e esfriam o nosso amor a Ele é algo muito sábio. Não! Nem todas as novidades colocam em perigo a nossa fé e o nosso amor. Frequentemente, o mais perigoso é a atitude diante delas. Não podemos ser orgulhosos, aprendamos da nossa mãe, a Igreja, aprendamos de quem Jesus colocou à frente dessa grande família de filhos de Deus, o Papa, e tenhamos atitudes de acordo com o Evangelho”.
Como Igreja e filhos obedientes a mãe, rezemos diariamente pelo Papa Francisco, para que conduzido pelo Espírito Santo dirija a barca de Cristo, muitas vezes agitada por ondas contrárias, para a porta da verdade que gera vida, com rumo certo a Jerusalém Celeste, a Pátria definitiva, o céu.
Denise M. Peixer Safanelli- Fundadora da Comunidade Bom Pastor