SÓ PARA HOMENS!
Calma mulheres, podem ler também! Quero me referir ao retiro Homens de Fogo da Comunidade Bom Pastor acontecido neste último sábado, onde 110 homens se reuniram sob a direção do Padre Everton Klapouch para refletir sobre o tema: “Vigiai! Sede firmes na fé! Sede homens! Sede fortes! ( I Cor 16,13)
Foi surpreendente ver tantos homens ávidos de exortação na Palavra de Deus e cheios de Espírito Santo, incendiados de amor e alegria, sabendo que muitos atrativos são oferecidos em contraposto a momentos de interiorização e oração.
Conversando com os homens da Comunidade Bom Pastor após o retiro, dentre eles meu marido Reinaldo, colhi observações muitos profundas referentes ao texto acima citado. Primeiro sobre o imperativo “vigiai” trazido por São Paulo nesta epístola aos Corintios. Na natureza do homem, seu ser masculino, Deus já os capacitou para esta tarefa de vigilantes, seja na família, na profissão, na sua própria vida. Só se vigia aquilo que nos é importante e a nós confiado, então se faz necessário uma nova postura masculina no sentido de sentir-se responsável pelos seus em todos os aspectos, seja físico, financeiro e espiritual.
Segue-se o imperativo “sede firmes na fé”, lembrando que ao homem é dado por Deus uma autoridade espiritual sublime sobre a sua casa, sua família, como timoneiros da fé direcionam os seus pelos caminhos da Igreja, dos valores que não mudam com o passar dos anos, na espiritualidade da bênção, da oração cotidiana nas refeições.
A colocação “sede homens” parece tão obvio, tão desnecessário, mais tão eficaz quando se vê posturas nada masculinas de pais de família no que se refere ao direcionamento da vida daqueles que lhes são tão preciosos. Advirto aqui as mulheres que na modernidade assumem papéis tão efetivos no trabalho e na sociedade que acabam denegrindo a imagem do homem diante de seus filhos e dos educandos. Há papeis e decisões que competem diretamente ao homem na família e que na falta deste no lar então sim será suprido pela mulher, sem que ela menospreze o ser homem aos seus filhos.
“Sede fortes”! Não só nos músculos, mas nas decisões, no direcionamento financeiro, nas delicadezas para com as mulheres que fazem parte de suas vidas. Como nós mulheres precisamos dizer aos homens da nossa necessidade de seus ombros fortes a nos amparar nos momentos de fraquezas, não com dependência doentia, mas como mão forte e carinhosa. Fortes nos “nãos” aos filhos quando se vê que estes estão precisando de freios, de horários, de assumir responsabilidades que lhes cabem. Fortes na fuga daquilo que representam perigos para sua vivência de filho de Deus, naquilo que assiste na televisão, na internet, que lê e que abastece seu interior.
Enfim, na culminância deste maravilhoso retiro os homens foram banhados do Espírito Santo em momento de profunda oração e plenificados na Eucaristia na Santa Missa. Se você não participou, não perca no ano que vem.
Denise M. PeixerSafanelli
Fundadora da Comunidade Bom Pastor