SENHOR BOM JESUS, ABENÇOAI-NOS
A mais antiga paróquia de Guaramirim está em festa: É Dia do Senhor Bom Jesus. A bondade de Deus nos faz experimentar sua misericórdia a cada dia que passa, e podemos afirmar que somos privilegiados por ter como padroeiro o próprio autor da vida.
Somos chamados a experimentar desta bondade do “Bom Jesus” desde nosso Batismo, pois levamos na fronte o sinal invisível, a marca indelével do Batismo e de prediletos do Pai e, portanto, herdeiros do Reino preparado por Jesus Cristo para aqueles que aderirem a sua Palavra.
Deus é bom! E aplicar o adjetivo “bom” a Cristo nada mais é do que reconhecê-lo como imagem do Deus invisível, isto é, atestar nossa fé na divindade de Jesus, Filho Unigênito do Pai. O próprio Jesus nos desafia, como aquele homem rico do Evangelho, a perceber que Ele é Deus; e, se Deus é bom, o Cristo é a bondade do Pai entre nós, o BOM Jesus: “Só Deus é bom, e ninguém mais” (Lc 18,19). A bondade divina revelada em Jesus, o Senhor, enviado pelo Pai para dar a vida em benefício de nossa humanidade pecadora, levou o povo de Deus, em sua sábia piedade, a chamá-lo de SENHOR BOM JESUS.
A todos o Bom Jesus acolhe com amor. A cada um Ele diz uma palavra de paternal afeto, que infunde na alma serenidade e confiança na sua bondade sem par. Não é outro o motivo pelo qual os fiéis acorrem aos milhares nas Igrejas que o tem como padroeiro. São novenas, orações, visitas, promessas, algumas de caminhadas longas que honram o Bom Jesus. Além de termos em nossa cidade a Paróquia Senhor Bom Jesus, na cidade vizinha de Araquari encontra-se o Santuário do Senhor Bom Jesus, que recebe milhares de devotos peregrinos em busca de bênçãos e graças.
Tenho muita predileção por uma oração antiga que também roga ao Bom Jesus:
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó Bom Jesus, ouvi-me.
Dentro das Vossas Chagas, escondei-me. Não permitais que de Vós me separe.
Do espírito maligno, defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me.
E mandai-me ir para Vós,para que Vos louve com os Vossos Santos,
por todos os séculos. Amém.
A liturgia deste dia 06 de agosto traz a Transfiguração do Senhor (Mc 9,2-10), que sobe ao monte com três de seus discípulos, Pedro, Tiago e João e ali manifesta sua divindade. O Pai revela-se através de uma nuvem luminosa e diz: “Este é meu Filho amado. Escutai o que Ele diz!”. Somos também convidados a participar desta manifestação Divina em cada Santa Missa, através da Eucaristia, onde se renova o mistério pascal e novamente Deus se revela através de seu Filho não em uma nuvem, mas em Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
Convido ao amigo (a) leitor a visitar a Paróquia Senhor Bom Jesus nesta semana, a novena em honra ao Senhor Bom Jesus está acontecendo com Santas Missas diárias as 19:30 horas com temas específicos e no domingo a Missa festiva as 10:30 horas. Busque uma benção, uma graça especial de Jesus que é só bondade.
Denise M. PeixerSafanelli – Fundadora da Comunidade Bom Pastor