SÃO JOSÉ, MODELO PARA OS HOMENS
São José homem fiel, obediente, justíssimo, trabalhador, cheio de fé, honradíssimo, totalmente entregue a Deus e a seu serviço.
José foi o escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus, e esposo de Virgem Maria e como pai e esposo exerceu seu compromisso com toda dignidade e as graças contidas no Sacramento do Matrimônio, especialmente a autoridade Espiritual, a tarefa a ele confiada.
A partir do Sim de Maria, o Anjo Gabriel somente se dirigia a José e a ele é que revelava e indicava as decisões e como deveria proceder para a proteção de Maria e de seu filho Jesus que ela trazia no ventre.
Após o nascimento do Menino Jesus, ele passa a prover e a conduzir sua família, amando e sendo fiel a Maria, educando, ensinando a Jesus os valores que ele trazia consigo, e preparando-o pra grande missão da sua vida,
José era conhecido como carpinteiro, sem dúvidas o melhor da região, sendo ele justíssimo no preço e na qualidade de seus serviços, pois fazia tudo com muito amor. José era muito respeitado e admirado por seus amigos e na sociedade local, pela vida simples, pela lealdade e companheirismo, alguém que servia os seus e a comunidade, também pelo zelo e participação nas celebrações e orações na sinagoga.
Nos dias de hoje onde os valores Cristãos estão sendo colocados de lado, onde o que vale é levar vantagem em tudo não importando como e de que forma, onde se tenta buscar a felicidade nas coisas e não nas pessoas, onde estas são consideradas apenas como meio pra se chegar ao fim último que é o ter, prazer, e poder, São José vem nos ensinar, que a vida vale muito mais, e que vale a pena se sacrificar, renunciar a tudo pra colocar em prática o projeto que Deus tem pra cada um de nós.
Papa Francisco e São José: “Eu gostaria de dizer a vocês também uma coisa muito pessoal. Eu gosto muito de São José porque é um homem forte e de silêncio. No meu escritório, eu tenho uma imagem de São José dormindo, e dormindo, ele cuida da Igreja. Quando eu tenho um problema ou uma dificuldade, o escrevo em um papelzinho e o coloco embaixo de São José, para que ele sonhe sobre isso. Isso significa: para que ele reze por este problema”,
São José, valei-nos.
Denise M. Peixer Safanelli-Fundadora da Comunidade Bom Pastor