SÃO JOÃO BATISTA – ELE APONTOU O CAMINHO
Viva São João! Um dos santos mais venerado e lembrado neste mês de junho, comemorado no dia 24, São João Batista, o precursor, último dos profetas do antigo testamento, aquele que apontou o caminho para o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo1,29).
Seu nascimento já foi milagroso e inusitado, de pais já de idade avançada Zacarias e Isabel, a Palavra diz que eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos de Deus, porém eram estéreis. O milagre de sua concepção foi recebido com assombro por seu pai Zacarias, ao ponto deste ficar mudo como prova da veracidade anunciada pelo anjo Gabriel a ele enquanto servia no templo.
O anjo diz a Zacarias que esta criança, que se chamaria João, iria adiante de Deus para “preparar para o Senhor um povo bem disposto” (Lucas 1,17).
João Batista, assim chamado porque dava ao povo o batismo de conversão, anunciava a missão do Salvador Jesus, vivia no deserto, era simples e verdadeiro, não tinha medo de gritar e chamar aos descrentes e hipócritas de “raça de víboras”, acabou preço por Herodes ao repreendê-lo por viver com Herodíades, mulher de ser irmão. Esta pediu a Herodes a cabeça de João Batista e foi atendida, sendo João decapitado no cárcere.
A verdade fez João Batista “perder a cabeça”. E nós, como vivemos a verdade de Jesus e seus ensinamentos? Temos a coragem de denunciar os pecados, as vivências relativistas que nos rodeiam? Tantas vezes omitimos nossa opinião diante de mentiras, justificamos os atos errôneos dos que vivem conosco, passamos a mão na cabeça diante dos pecados próprios e dos outros. Seremos um dia cobrados por Deus diante de nossas omissões que levam muitos a viverem erroneamente, principalmente se temos ocupações de lideranças na Igreja.
Escuto muitos pais dizerem: Não damos conta de nossos filhos, eles crescem e suas opiniões e atitudes prevalecem diante das nossas. Certo, criamos filhos para que tomem direções próprias, mais os ensinamentos e mandamentos cabem a nós ensinar quando crianças e não aceitar em nossas casas atitudes que são contrárias a estes ensinamentos. “A verdade vos libertará”, diz Jesus (João 8,32). Como João Batista, temos a obrigação de falar e ensinar esta verdade doa a quem doer. A vivência da castidade, a frequência a Santa Missa, não roubar, não falar da vida alheia, o respeito com os mais velhos e autoridades, são atitudes que devemos cobrar dos que são dependentes de nós.
É, festejar São João é muito mais que fazer uma fogueira, pipoca, quentão e pinhão! Este quando no ventre de sua mãe Isabel encontrou-se com o Salvador no ventre de sua Santa Mãe Maria, foi o primeiro a experimentar a efusão do Espírito Santo que Jesus prometeria após em seu anuncio da Boa Nova. Roguemos a sua intercessão sobre os jovens, as famílias para que também sejam corajosos na vivência do Evangelho, que proclamem “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, que sirvam a Jesus dizendo “Eu não sou digno que Ele desamarre as sandálias de meus pés”.
Denise M. Peixer Safanelli- Fundadora da Comunidade Bom Pastor