QUEM É O MEU REI?
No domingo que vem comemoramos na Igreja a Festa de Cristo Rei, findando então o ano litúrgico e começa o tempo de advento, de espera do Rei Menino. Tempo novo na Igreja e no coração.
Na atualidade há um número sem contas de reis: rei do rock, do futebol, do carnaval, sertanejo, enfim, ídolos que são imitados por seus fãs, que ditam modas e estilos. Falo aqui de um Rei que não se faz majestade, mas que quer imitadores sim: da verdade, da vida em abundância, das renúncias, da humildade. É o Rei Jesus!
Um Rei que não tinha onde reclinar a cabeça (Mt 8,20), mas que deu a sua vida na cruz para a nossa salvação. Que defendia o pobre, a adúltera, as crianças. Que se sentava entre os pecadores e apenas amava. O Salmo 23 diz: “Quem é este rei da glória? _É o senhor forte e poderoso. O senhor poderoso na batalha”.A este rei demos glória e exaltemos sua majestade real.
O Rei Jesus, diferentemente dos reis humanos que recebem seus títulos por herança de berço e habitam em castelos suntuosos, nasceu em um estábulo, teve como berço uma manjedoura, como aquecimento palhas, mas que diante da pobreza se faz riqueza de doação partilha e amor. Ele tem como seguidores não súditos submissos a ordens, mais crentes que descobrem no seu Rei a imortalidade da alma, a cartilha que os sustenta é a Palavra viva, o Sacramento da Eucaristia, onde o Rei se entrega novamente em Corpo, Alma e divindade.
A oração da missa de Cristo Rei assim reza: “Deus que dispusestes restaurar todas as coisas em vosso Filho Amado, Rei do Universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade vos glorifiquem eternamente”. Vejamos os termos: Rei do Universo, vossa majestade. Rei que não quer súditos escravos e sim livres, como diz em Jo 8,36: “Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres”.
No Evangelho desta festa (Jo 18,33-37), Pilatos questiona Jesus: “Tu és o rei dos judeus?”.Jesus responde:“O meu reino não é deste mundo…Eu nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”. Se queremos participar do Reino de Deus temos que fazer opções de viver a verdade incondicional e no dia a dia tomar posicionamentos e aderir ao Evangelho de Cristo.
“Quem é esse rei da glória? _É o senhor dos exércitos! É ele, o rei da glória” (Sl 23,10). Quando proclamo que Jesus Cristo é o Rei e Senhor da minha vida e vivo esta afirmação, sei em quem pus a minha confiança e também tenho Nele o auxilio imediato quando assim preciso.
Viva o Cristo Rei do Universo!
Denise M. Peixer Safanelli- Fundadora da Comunidade Bom Pastor