MÃOS QUE ALCANÇAM O CÉU !
Vou relatar brevemente uma história. Em 2008 em uma confissão , estava eu com dificuldade de cuidar do meu esposo com esclerose, os membros do seu corpo atrofiados, suas mãos não se movimentavam mais. O sacerdote me disse : agora você precisa alargar teus braços para ser os braços do se esposo, alargar teu coração para entender o que precisa, estender suas mãos para ajudá-lo em todas as suas necessidades.
No último sábado rezando na capela Bom Pastor, Jesus me fez lembrar destas palavras e me disse que neste tempo de covid-19 , não podemos abraçar, acariciar, usar nossas mão físicas no toque para o outro, mas podemos alargar nossos braços para suprir as carências materiais dos que precisam. Dobrar nossos joelhos em sinal de humildade e levantar nossas mãos em preces para alcançar o céu num pedido de socorro na dimensão espiritual.
Mãos que alcançam o céu são aquelas que retiram as cegueiras existentes do egoísmo, do rancor, das intrigas, do olhar somente para si, etc. Veja você que com as mãos tapamos os olhos para não ver, e com as mãos protegemos a vista para ver melhor. Os olhos dos cegos são as mãos, criando experiência para não vacilar, não tropeçar e não cair.
Em muitos verbos podemos dizer para que servem as mãos : para pedir, chamar, suplicar, acariciar, recusar, interrogar, encorajar, purificar, acusar, absolver, perdoar, aplaudir, benzer, exaltar, louvar, construir, trabalhar, escrever …etc. Coloque no cotidiano da sua vida o verbo expressado em gesto com suas mãos, lembro que as mãos foram o primeiro prato para a comida e o primeiro copo para a bebida, fazendo conchinhas.
As mãos podem ser para benção ou para maldição. Pilatos lavou as mãos para limpar sua consciência, mas Moisés estendeu suas mãos e abriu o mar vermelho, Jesus abençoava e curava com suas mãos, deixando este ministério para os apóstolos , sacerdotes, aos batizados que impõe as mãos aos enfermos em oração.
Quanto trabalho modelado com as mãos, sai do pensamento para a arte (artesanato, esculturas, costuras, bordados,pinturas, construção, arquitetura, desenho, etc) nas mãos do divino oleiro somos transformados no mais belo vaso, criados a sua imagem e semelhança.
“Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão”(Jr 18,6).
As mãos que doam , as mãos que recebem, as mãos auxiliadoras da enfermagem, da medicina, do dentista, do bombeiro, do policial, da dona de casa e de cada um que estende sua mão até alcançar o céu.
A mão aberta mostra a bondade, fechada e levantada mostra a força, o aperto de mão na saudação, na amizade, nas negociações, mãos que batem nas costas afirmando o companheirismo, mãos que enxugam as lágrimas. Mãos que tocam !
Na ternura do aconchego do colo , somos aquecidos pelas mãos dos que nos amam, nas mãos postas em oração é a que mais significam para Deus, porque levamos em nossas mãos na morte um dos mais lindos sinal de fé , o santo terço.
Somos conduzidos pelas mãos de Jesus Bom Pastor e pelas mãos delicadas e ternas de nossa Senhora.
Ao ler este artigo você possa sentir-se protegido(a) pelas mãos de Deus. Como sugestão rezemos a novena das Mãos Ensanguentadas de Jesus, mãos feridas na cruz, vem tocar em mim, vem Senhor Jesus!
“Fomos curados graças as suas chagas”(Is 53,5b)
Rosane Teresinha Peixer Röper (co-fundadora da Comunidade Católica Bom Pastor)
Guaramirim /SC