COMO SOU VULNERÁVEL ?
Nem eu sabia o quanto vulnerável sou. Está acontecendo algo inerente a nossa condição humana, mesmo assim não queremos ser vulneráveis, porque geralmente associamos a vulnerabilidade ao medo, incapacidade, dúvida, risco, fracasso, fraqueza, angústia e sofrimento, coisas essas que não queremos sentir e nem demonstrar.
Em estudos feitos pelos psicólogos, a vulnerabilidade é o centro do sentimento de pertença, de amor e de alegria. O bem maior é para as pessoas que sentem merecedoras deste amor, desta pertença, elas desenvolvem características de coragem, compaixão e afinidade.
“Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força”(II Cor 12,9a).
Deus está conosco no combate contra o mal, mesmo quando somos vulneráveis a essa pandemia, não sejamos presas fáceis da angústia e do medo, não nos tornemos platéia animada do maligno; voltemos nossos olhos para a cruz de Cristo. “Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus”(Hb 12, 1b).
Quando me sinto fragilizado(a), despreparado(a), sem chão; busco acender em mim a força do Espírito Santo recebida no meu sacramento do batismo . Estamos na quaresma, preparação para a Páscoa, em particular, para o Batismo dos catecúmenos, como também para a renovação das promessas do batismo. Renove seu batismo na fonte da água viva que jorra do peito de Jesus, misturada com seu sangue sagrado, faça da sua vida uma nascente de Vida Nova. Mergulhe nas águas profundas da grande misericórdia do Senhor, restaura as forças da tua alma, é um banho de regeneração. Como faço isso ? como a letra desta música: Batiza-me Senhor com teu Espírito, deixa-me sentir teu fogo de amor aqui no coração Senhor.
Convido a você não usar as armas do mundo(divisão, brigas, contendas, fofocas, raiva, rancor, julgamentos,partidos etc.); mas revistamo-nos das armas da fé (Palavra de Deus, santo terço, sacramentais, oração pessoal, oração em família, bênçãos e quando puder sacramento da confissão e da eucaristia). “Não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os príncipes deste mundo tenebroso, com as forças espirituais do mal espalhadas nos ares” (Ef 6,12).
“Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor”(Salmo 39); essa entrega intensa,decidida, que devemos fazer diariamente, porque “é graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo realizada uma vez por todas Senhor”(Hb 10, 10).
Qual o significado da saudação do anjo Gabriel a Maria ?(Lc 1, 26-38); não tenhas medo, encontraste graça diante de Deus, conceberás e darás a luz um filho, Jesus , Ele reinará para sempre sobre os descendentes, seu reino não terá fim. Que maravilha, essa palavra é para cada um de nós, promessa eterna; se entregue a vontade do Senhor e encontrarás graça, porque para Deus nada é impossível. Falta somente a nossa resposta : SIM, eis-me aqui !
Rosane Teresinha Peixer Röper – Co Fundadora da Comunidade Bom Pastor
Guaramirim – Santa Catarina