SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, UM ÚTERO DE AMOR
O mês de junho é o mês do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, comemorado neste ano no dia 12, sexta-feira próxima. Devoção antiga devida a Santa Margarida Maria de Alacoque que teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção, no ano de 1673.
Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua Divina Misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida Maria de Alacoque: “Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora“.
Na crucificação de Jesus “um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água” (Jo 19,34). Ai está o útero de amor que gera vida em abundância para aqueles que com fé Dele se aproximam. Um coração cheio de amor que só sabe partilhar e cuja única exigência é deixa-se amar por Ele.
Consequentemente, quem se deixa amar por este Coração Sagrado, partilhará este amor e semeará amor, como diz São João, o Apóstolo do amor: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” ( I Jo 4,7)
Papa Francisco homilia 07/06/13: “Isso pode parecer uma heresia, mas é a grande verdade! Mais difícil que amar a Deus é deixar-se amar por Ele! A maneira de retribuir tanto amor é abrir o coração e deixar-nos amar. Deixar que Ele se faça próximo a nós, deixar que ele nos acaricie. É tão difícil deixar-nos amar por Ele. Talvez isso é o que devemos pedir hoje na Missa: ‘Senhor, eu quero amá-Lo, mas me ensine a difícil ciência, o difícil hábito de deixar-nos amar, de senti-Lo próximo e tenro!’. Que o Senhor no dê esta graça!”.
Quantos de nós já tivemos a experiência de reclinar a cabeça no Sagrado Coração de Jesus em momentos de dificuldades, tristezas profundas, perdas, e ser amparados neste Coração. Inúmeras graças são alcançadas na devoção ao Sagrado Coração de Jesus, seja nas orações diárias, seja na frequência as Santas Missas do Coração de Jesus nas primeiras sextas-feiras do mês.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus está ligada ao Apostolado da Oração, que constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico. Nasceu num colégio da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas) na França e espalhou-se pelo mundo. Trabalha com afinco pela evangelização das famílias, tem uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus e todos os seus membros rezam diariamente pelas intenções do Santo Padre, o Papa.
Sagrado Coração de Jesus, eu confio e espero em vós!
Denise M. Peixer Safanelli- Fundadora da Comunidade Bom Pastor