PERMANECER FIRMES
O Evangelho do próximo domingo está em Lucas 21, 5-19, último do Tempo Comum da Liturgia anual, traz em seu último versículo “é permanecendo firmes que ireis ganhar a vida”.
Jesus alerta a seus discípulos e a nós hoje do perigo da enganação de falsos ditos profetas e pastores: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: “Sou eu”! e ainda: O tempo está próximo”. Não sigais esta gente” (Lc 21,8). Isto te faz lembrar alguma coisa? Com certeza, pois somos acrisolados de pseudo cristos anunciando fim do mundo, trocando salvação por moedas, gritando e oprimindo os mais fracos.
Claro que diante de tantas falcatruas evangélicas temos cristãos mornos que conforme diz em Apocalipse 3,16 “Oxalá fostes frio ou quente, mas como és morno, vou vomitar-te”, que se deixam levar pelas ondas da maré e não tem uma fé firme e alicerçada na Palavra, no Magistério e na Tradição da Igreja.
Nesta situação, Lucas convida a comunidade a olhar o definitivo, no final dos tempos, na vinda definitiva do Senhor. Usa a linguagem típica da época para falar do fim dos tempos: “Vão acontecer coisas pavorosas e grandes sinais vindos do céu”.Também exorta a retirar a admiração, a segurança nas coisas que passam, mas que não podem gerar vida e menos vida eterna. Então Jesus disse: “Vocês estão admirando essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”.
É um convite à comunidade para lembrar sua condição de peregrina nesta terra, a não colocar morada definitiva em nada, nem no Templo, nem nas estruturas, nem nos projetos… Tudo isso passa, é provisório.
Cabe-nos perguntar-nos, como comunidade cristã deste século em que estamos fixados. Onde temos colocado nosso afeto e segurança? Estamos a caminho? Esse caminhar seguindo Jesus, abraçando a causa do Reino, não está livre de dificuldades, tentações ou perseguições das quais de diferentes maneiras faz menção o evangelho de hoje.
“Ainda se vier, noites traiçoeiras, se a cruz pesada for, Cristo estará comigo…”, diz uma linda canção. Perseverar firmes só é possível alimentados diariamente pela Palavra de Deus que nos impulsiona e dá coragem, gera intimidade com o Autor e Consumador da fé, Jesus Cristo.
Mas Jesus promete claramente aos seus companheiros/as de caminho a assistência de seu Espírito: “Eu lhes darei palavras de sabedoria de tal modo que nenhum dos inimigos poderá resistir ou rebater vocês”. Então, com tamanha assessoria do Espírito Santo, vamos em frente no seguimento, pois “tudo posso naquele que me dá força” (Fl 4,13).
Para continuar assim, servidores da causa do evangelho, assumindo os riscos que isso implica. Acolhamos as palavras finais do evangelho que Jesus dirige aos seus amigos e amigas de todos os tempos: “Não perderão um só fio de cabelo. É permanecendo firmes que vocês irão ganhar a vida!”.
Denise M. Peixer Safanelli-Fundadora da Comunidade Bom Pastor