PEDRO, ELE RECEBEU AS CHAVES “Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus” (Mt 16,18)
Comemora-se na Igreja Católica no próximo domingo o Dia do Papa, aquele escolhido pelo Espírito Santo para ser o sucessor de Pedro, o primeiro papa. Nossa geração teve o privilégio de conviver com grandes figuras humanas e divinas que dirigiram nossa Igreja e deixaram um legado de fé, de ensino e de esperança.
Quando passei a estudar mais o Catecismo da Igreja Católica na Comunidade Bom Pastor, uma das grandes descobertas foi à figura do papa e sua importância à frente da Igreja. Apaixonei-me pelo Papa João Paulo II, hoje santo, seus profundos ensinamentos e mergulhei na verdade da Igreja a partir daí, descobrindo uma nova faceta de minha Igreja, onde fui batizada e educada na fé. A partir deste grande Papa, fui conhecendo os que o precederam no papado e vi que o Espírito Santo soprava neles da mesma forma que no atual e naqueles que viriam após ele. Então, não pude mais me calar e com meus irmãos de comunidade levamos este ensino a muitos.
Convivi com a riqueza doutrinal do Papa Bento XVI, sua luta contra o relativismo e sua sabedoria na direção de nossa Igreja. Agora, com o Papa Francisco, vejo o novo resgatando o que é velho e tradicional, a fé sendo desmistificadas pelo simples e os valores sendo edificados através do amor. “Na família de Deus, na Igreja, a seiva vital é o amor de Deus que se constitui em amá-Lo e amar os outros, todos, sem distinção e medida.” (Papa Francisco, audiência geral 29/05/13)
Somos dirigidos por mãos fortes e paternas, temos um rumo e onde fixar nossa esperança, Jesus Cristo, Ele o fundador da Igreja Católica, que nasceu aos pés de sua Santa Cruz. “O começo e o crescimento da Igreja são significados pelo sangue e pela água que saíram do lado aberto de Jesus crucificado.” “Pois do lado de Cristo dormindo na Cruz é que nasceu o admirável sacramento de toda a Igreja.” (CIC 766)
A Igreja, corpo místico de Cristo, é composta de mãos e braços humanos, que somos eu e você, ela recebe novos membros batizados todos os domingos, mais precisa de bocas proféticas que revelem sua vocação máxima, a salvação que passa pela porta verdadeira, o Cristo ressuscitado, o Alfa e o ômega, o Princípio e Fim.
Denise M. Peixer Safanelli -Fundadora da Comunidade Bom Pastor