OS PEQUENINOS DO REINO
“Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequenos” (Mt 11,25)
Quem são os pequenos do reino? Como confundimos pequenos com pobreza material, com ausência de intelecto. A salvação não depende de uma maior ou menor pericia na complexa interpretação bíblica, e sim da capacidade para captar a passagem de Deus na historia e da disponibilidade para aceitar o chamado de Deus.
Sim, a revelação se deu aos pobres do Evangelho, pois diante das perseguições sofridas pelos grandes e poderosos, mais se aproximavam do Libertador Jesus e de seu ensinamento. Mas os que os deteve perto de Jesus foi experimentar a graça abundante de vida plena que saia de suas palavras e atitudes.
Todos nós conhecemos pessoas que são simples de coração, mesmo que suas condições financeiras e intelectuais sobressaiam-se, mas como e difícil ser simples e pequeno em um mundo competitivo que se vale o que se ganha, o que se veste e se ostenta. Onde as ofertas “tudo em 10 vezes” corrompem não só o bolso mais os relacionamentos entre esposos e entre pais e filhos. Onde a lei de Gerson impera: “levar vantagem em tudo”, fazendo com que o empregado faça corpo mole nas horas de trabalho e o empregador lucre além da conta, não repassando aos colaboradores o aumento devido.
Nascemos com a graça e eleição de filhos adotivos de Deus e no Batismo o Espirito Santo nos culmina com a força desta filiação. Então, teoricamente já estamos capacitados para a simplicidade de filhos adotivos de Deus, mais pela liberdade dada a nós pelo próprio Deus, vamos fazendo escolhas ao longo da vida que nos distanciam dessa herança nata. Então, somente a aproximação da verdade do Reino pode nos fazer voltar ao gênese de nossa origem, ou seja, a ser pequeno e humilde. Quanto mais perto da Palavra da Verdade, mais nos configuramos com o simples e humilde Filho de Deus, Jesus Cristo.
Palavra do Papa Francisco: “Deus escolhe sempre ‘os pequeninos’, chama-os pelo nome e estabelece com eles uma relação pessoal: é por isso que, para dialogar com Ele, é preciso antes tornar-se ‘pequenino’.” (Homilia, Santa Marta, 24/01/ 2014)
Denise M. PeixerSafanelli
Fundadora da Comunidade Bom Pastor