O VALOR DA LIBERDADE
Nada na vida compensa o preço de ser livre. Como é bom poder fazer o que se quer, escolher o próprio caminho, traçar os próprios planos, tendo como parâmetro o outro que vive comigo, senão a liberdade passa a ser opressora.
Muitos dizem que a religião escraviza, dá ordens, impõe limites. A verdadeira religião é libertadora. Jesus Cristo diz: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos livrará.” (Jo 8,31).
Acompanhamos poderosos sendo presos por roubos e extorsões de valores incalculáveis. Tinham tudo que o dinheiro pode comprar: fama, luxo, ostentação. Agora se veem presos, submetidos a situações vexatórias. Qual o valor da liberdade?
Nascemos para sermos livres, mesmo entre padrões sociais e familiares. Às vezes, a convivência entre casais passa a ser opressora, onde uma das partes tem que cuidar com que fala, como age, até como respira. É prisão sem grades. O trabalhador que vive oprimido pelo chefe, com medo da demissão e muitas vezes humilhado, é prisão.O pai de família que é injustiçado em seu salário e não pode cumprir com as obrigações básicas para com a sua família se vê em uma prisão opressora. A religião que prega uma teoria da prosperidade, um Deus de troca, que oprime e alicia com discursos demagogos, é prisão.
As crianças são as maiores vítimas das prisões, pois como não tem defesa própria, ficam a mercê de pais opressores, que não as poupam de assistir à brigas, que as expõem a bebedeiras, a programas televisivos escandalosos, à chantagem emocionais que as dividem.
Vimos o drama dos refugiados que deixam suas pátrias e vãoem busca de sobrevivência. Vivem situações de prisões pelas guerras em seus países e passam a viver prisões discriminatórias aonde chegam. Nossa solidariedade e compreensão talvez não os ajudem na ordem prática, mais vai criar em nós um novo olhar que se estende à Criação, onde todos somos herdeiros do mundo, temos direitos humanos que devem ser respeitados independentes da raça, cor, nacionalidade. Isto é libertador.
A liberdade é muito mais que ir e vir. É sentir no coração a brisa leve da manhã e respirar sabendo que o dia é feito para mim e não para que eu o carregue como peso. É fazer escolhas que me preencham de paz e gere paz aos outros.
Papa Francisco: “Quantas ilusões são vendidas sob o pretexto da liberdade e quantas novas escravidões são criadas nos nossos dias em nome de uma falsa liberdade! Quantos escravos: ‘faço isso porque quero, consumo droga porque gosto, sou livre’. São escravos em nome da liberdade. Todos nós conhecemos pessoas assim que, no final, acabam por terra. Precisamos que Deus nos liberte de toda forma de indiferença, de egoísmo e de autossuficiência.”
Termino com a citação do Salmo 123,7-8: “Nossa alma escapou como um pássaro, dos laços do caçador. Rompeu-se a armadilha, e nos achamos livres. Nosso socorro está no nome do Senhor, Criador do céu e da terra.”
Denise M. Peixer Safanelli -Fundadora da Comunidade Bom Pastor