NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
No dia 13 de maio comemoramos o dia de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, devoção oriunda da aparição da Virgem Maria a três crianças em Fátima, Portugal, no dia 13 de maio de 1917.
A história dita que a aparição se deu quando três crianças,Lúcia, Francisco e Jacinta estavam apascentando um pequeno rebanho num lugar chamado Cova da Iria. Após rezarem o Terço, observaram dois clarões como de relâmpagos, e em seguida viram, sobre a copa de uma pequena árvore chamada azinheira, uma Senhora de beleza incomparável.Era uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, irradiando luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente.
As aparições se deram durante seis meses sempre no dia 13 (com exceção de agosto que se deu no dia 19), trazendo sempre um apelo à conversão e a oração diária do Santo Terço. A 13 de outubro, estando presentes na Cova da Iria cerca de 50 mil pessoas, Nossa Senhora teria dito às crianças: “Eu sou a Senhora do Rosário” e teria pedido que fizessem ali uma capela em sua honra (que atualmente é a parte central do Santuário de Fátima). Muitos dos presentes afirmaram ter observado o chamado milagre do sol, prometido às três crianças em julho e setembro. Segundo os testemunhos recolhidos na época, o sol, assemelhando-se a um disco de prata fosca, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra. Tal fenómeno foi testemunhado por muitas pessoas, até mesmo distantes do lugar da aparição.
Em uma das aparições Nossa Senhora, após recomendar a oração do Rosário, ensinou esta oração para ser rezada entre os mistérios d terço:“Ó meu Jesus! Perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem”.
Duas das crianças, Francisco e Jacinta, faleceram logo depois e Lucia se tornou freira, vindo a falecer em 2005. Muitos Papas foram ao Santuário de Fátima e se consagraram a Virgem Maria. Em 13 de Maio de 1981 na Praça de São Pedro, no 64.º aniversário da primeira aparição mariana de Fátima, o Papa João Paulo II sofre um atentado à bala. Mais tarde, João Paulo II reconhece que «uma mão materna» o livrara da morte.
Muitos são as graças e milagres alcançados por intercessão de Nossa Senhora de Fátima. O casal consagrado na Comunidade Bom Pastor, Sérgio e Salete enviaram uma carta a Nossa Senhora de Fátima rogando a graça da fecundidade em seu matrimônio, por amigos que lá estiveram, dentre eles o Pe. Everton, em outubro de 2007. Um mês depois obtiveram a graça de receber a filha do coração Maria Eduarda em seus braços e dois anos mais tarde nasceu o Gabriel.
Louvado seja Deus por permitir que a Mãe Santíssima nos visite e venha em socorro as nossas súplicas, levando-as a seu Filho Jesus Cristo.
Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!
Denise M. PeixerSafanelli
Fundadora da Comunidade Bom Pastor