NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA
Comemoramos a natividade de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, o qual celebramos com muita alegria pois ela vem, pelo desígnio divino, envolver nossa humanidade com o amor Redentor. Ela precede o Sol da justiça, seu filho Jesus Cristo.
De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais já velhos e estéreis, chamados Joaquim e Ana, como resposta às suas preces. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.
Visivelmente, nenhum acontecimento extraordinário acompanhou o nascimento de Maria e os Evangelhos nada dizem sobre sua natividade. Nenhum relato de profecia, nem aparições de anjos, nem sinais extraordinários são narrados pelos evangelistas. No entanto, São João Damasceno afirma que o nascimento a partir de uma mãe estéril já era um sinal das bênçãos especiais que recaem sobre Maria.
A natividade de Maria é motivo de alegria para todo o povo do Senhor, pois, ao dar o seu sim faz resplandecer no meio de nós a luz da eternidade, do amor eterno que veio para o meio de nossa humanidade.
Maria é modelo de Evangelho, de seguimento de Cristo, é a primeira criatura humana a tornar-se discípula-missionária de seu Filho Jesus.
Abaixo o Sermão da Natividade, de Padre Antônio Vieira (1608-1694):
“Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede o para que nasceu. Nasceu para que dEla nascesse Deus. (…) Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus” (Sermão do Nascimento da Mãe de Deus).”
O nascimento de Nossa Senhora ou a Natividade de Maria é uma festa litúrgica da Igrejas Católica e Anglicana, celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro.
Nossa Senhora da Natividade, Rogai por nós!
Denise M. Peixer Safanelli – Fundadora da Comunidade Bom Pastor