MISERICÓRDIA E JUSTICA!
“Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; mas julgará os fracos com equidade, fará justiça aos pobres da terra, ferirá o homem impetuoso com uma sentença de sua boca, e com o sopro dos seus lábios fará morrer o ímpio. A justiça será como o cinto de seus rins, e a lealdade circundará seus flancos.” (Is 11, 3-4)
Santo Tomas afirma: “Justiça sem misericórdia é crueldade, e misericórdia sem justiça conduz à ruína”. Para considerarmos a misericórdia em Deus, devemos ter presente que Ele, sendo puro espírito, sua misericórdia não procede de um sentimento de compaixão, mas sim de sua infinita bondade e sabedoria. Foi por amor e por misericórdia a nós pecadores, que Deus criou todo o universo. Em todas as obras de Deus aparecem à justiça e a misericórdia, porque, o que Ele faz, tem como único fundamento a bondade divina, portanto na misericórdia, e tudo é feito com ordem, isto é, o que está de acordo com sua justiça.
Se a misericórdia divina nos atrai, é porque sem ela nós sabemos que nada somos nem podemos. A perfeição da misericórdia e da justiça divina nos são atestados sobretudo na Encarnação, paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, em que Ele assumiu sobre si os nossos pecados e por este ato de misericórdia nos mereceu a salvação.
Amemos a Deus em toda sua perfeição, em sua misericórdia e em sua justiça, pois essa é a única maneira de compreendermos a sabedoria e a santidade divina, e desse modo, podermos imitá-las na medida possível de nossas limitações humanas.
É bem claro que entre a misericórdia e a justiça divina não pode haver contradição, mas sim harmonia, como o mesmo Profeta diz: “A bondade e a fidelidade outra vez se irão unir, a justiça e a paz de novo se darão as mãos”. (Sl, 84, 11)
Devemos amar em Deus tanto a sua misericórdia como a sua justiça, pois elas são atributos do mesmo Deus infinito, refletem o seu amor a nós sem limites.
JESUS EU CONFIO EM VÓS!
Consagrada da comunidade Bom Pastor- Marines M. Moretti.