MEDO DA CRUZ
Quantas vezes escutamos esta expressão: “Tenho medo de passar pela cruz”. A associação da cruz com dificuldades e tristezas demonstra falta de fé e desamor a Cruz Redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é sinal de vida e salvação.
“Cristo nos anima a aceitar o peso da cruz durante o pouco tempo que nos dura porque é certo que se nós o fizermos, em breve seremos felizes. A certeza dessa felicidade, como conseqüência da cruz, no seguimento de Cristo, nos dará a coragem de, em pouco tempo sujeitar-nos ao sofrimento”. (Pe. Aloísio Boeing)
“Quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim” (Jo 12,32). Cristo no madeiro da Cruz é certeza de salvação. O despojamento, a entrega do Homem/Deus, com suas dores e humilhação reais na cruz trazem-nos a certeza da salvação, da eternidade já adquirida por aqueles que se deixam atrair pela cruz.
“A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina” (I Cor 1,18). Ó bendita loucura, que nós dá a esperança, que renova nossas forças, ao qual olhamos com admiração, porque entendemos que o Crucificado foi Ressuscitado, que a morte é temporária, pois a vida em abundancia é a promessa para já, para o hoje, se sabemos em quem colocamos nossa esperança.
Enquanto a Sexta-Feira Santa é dedicada à paixão e Crucificação, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 de Setembro, celebra a cruz como instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio.
Rezemos como São Bento: “ Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão meu guia. Retira-te Satanás, nunca me ofereças coisas vãs; é o mal que tu me ofereces, bebe tu mesmo de teu veneno”. Saibamos que a vitória da Santa Cruz já é certa e que o inimigo, o Demônio, foi vencido por Jesus na Cruz Sagrada, portanto, seja qual for a dificuldade que encontrarmos pelo caminho da vida, não temeremos mais, mais olharemos com fé para aquela Cruz Bendita, o Madeiro Santo, que carregou o Salvador e com Ele nossas lutas.
Denise M. Peixer Safanelli- Fundadora da Comunidade Bom Pastor
denise@comunidadebompastor.com