JESUS ME VISITA.
Surpreende-me cada vez que olho para a história de minha vida e vejo que cada pouco Jesus me visitou de um jeito diferente. Lembro então das muitas passagens bíblicas que Jesus possibilita esta visita, este encontro.
Quando fiquei gravemente doente, tive tumor de pâncreas, cirurgia de grande porte e tratamento de quimioterapia, assim que soube dos resultados dos exames liguei para a Irmã Neide, da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, as irmãzinhas do Padre Aloisio, e ela me disse: “Então Denise, Jesus veio te visitar novamente!”. Na hora não entendi aquela colocação da Irmã Neide, mas ao longo de todo o tratamento refleti e cheguei à conclusão que Jesus não só me visitou como ficou ao meu lado e da minha família neste longo tempo de doença, pois a fortaleza que em nós existia não era humana, era divina.
Muitas vezes Jesus nos visita em forma de presente, como em uma gravidez por exemplo, pois cada criança traz consigo esperança renovada, cheirinhos delicados, mudança de vida e amadurecimento a seus pais. Na Comunidade Bom Pastor todas as vezes que um membro da comunidade ou próximo de nós fica grávida, é uma festa, pois o Bom Pastor é “vida em abundância”.
Podemos pensar que só os privilegiados tem este encontro, mas Ele nos visita de formas não previsíveis, como diz o Evangelho de São Mateus, 25,35-36: “Porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me deste de beber; era peregrino e me acolheste; nu, e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.”
Temos a frente de nossa Igreja o Papa Francisco, homem cheio de misericórdia e atitudes de acolhimento aos menos favorecidos, sendo ele próprio o Cristo que visita e encontra os pobres e marginalizados. Em março passado, por sua iniciativa, 150 mendigo foram convidados a visitar os Museus Vaticanos e a Capela Sistina, e o próprio Papa esteve com eles rezando juntos, além do Vaticano servir um jantar para os convidados. Esta foi uma das muitas atitudes do Papa Francisco, que já se manifestou como o Papa dos pobres.
Na Bíblia vimos Jesus se encontrando e visitando de formas variadas e surpreendentes. Cada Apóstolo teve o privilégio de ser visitado por Jesus de maneira única, mesmo estando juntos. Quando lemos o encontro de Jesus com Levi (Mateus) (Lc 5,27), cobrador de impostos, renascem as esperanças de conversão dos mais infames que desfalcam nosso país, assim como aconteceu com Zaqueu, chegando Ele mesmo a se convidar para visitar sua casa (Lc 19,1-10). A visita de Jesus move atitudes e Zaqueu imediatamente se converteu e devolveu o que tinha usurpado como chefe dos cobradores de impostos.
Na verdade, somos chamados a levar Jesus a visitar os doentes, os enfraquecidos, os pobres de Espírito, porque Ele se revela através da minha disposição em servir, das minhas palavras de acolhimento ao desesperado, do conselho ao desnorteado, da companhia ao solitário, de consolo ao enlutado, de abraço e do afago aos que me rodeiam. Apenas Ele precisa do meu sim. Que tal ser visitado por Jesus?
Denise M. Peixer Safanelli- Fundadora da Comunidade Bom Pastor