JESUS É A NOSSA ESPERANÇA
Na primeira carta de São Pedro 3,15c diz: “Estai sempre prontos a responder para a vossa defesa à todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança.”
O Papa Francisco em uma de suas catequeses deste ano nos ensina: “A verdadeira esperança passa através de derrotas. Nos Livros Sagrados, não se encontram histórias de heroísmo fácil, nem campanhas fulminantes de conquista. Deus não gosta de ser amado como um General que leva o seu povo à vitória, aniquilando os adversários. A presença do Senhor lembra uma chama frágil que arde num dia de frio e vento; e, para aparecer ainda mais frágil esta sua presença neste mundo, foi esconder-Se num lugar que todos desdenham”.
A vida é uma caixinha de surpresas. Ora muito boas, ora nem tanto. Quando nos deparamos com os momentos ruins, automaticamente recorremos a Deus no primeiro momento e se a mazela continua, vai ficando difícil, chegamos a pensar que Deus nos está castigando.
Estou vivendo estes dias difíceis novamente, pois recebi o diagnóstico que tenho que retirar o pâncreas devido a um tumor. Uno-me as palavras do sábio Papa Francisco:
“Todos na nossa vida tivemos momentos difíceis, momentos em que caminhávamos tristes, desiludidos, sem horizonte, somente com um muro diante de nós. Jesus sempre está do nosso lado, para nos dar esperança,. Para nos aquecer o coração. Ele nos diz: vai avante, estou com você, prossiga.”
Meu primeiro pensamento após o diagnóstico, foi a preocupação de que as pessoas que convivem comigo e os demais que sabem da minha opção de evangelização na Comunidade Bom Pastor se frustrassem diante desta nova batalha a ser vivida. Talvez alguns até decepcionassem com Deus. Novamente parafraseioPapa Francisco: “Deus dá as batalhas mais difíceis a seus melhores soldados”.
A Palavra de Romanos 5, 1-4 diz: “Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus.
Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência,a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança”.
Termino com o grande amigo Papa Francisco: “Deus caminhará conosco sempre, sempre, mesmo nos momentos mais dolorosos, nos momentos mais duros, de derrota. Ali está o Senhor. E esta é a nossa esperança, prossigamos com esta esperança, porque Ele está do nosso lado caminhando conosco, sempre!”
Denise M. PeixerSafanelli-Fundadora da Comunidade Bom Pastor (in memoriam)