ESPÍRITO DE NATAL
Certa vez eu li em uma revista em quadrinhos uma história onde homens maus roubaram o espírito de Natal. Então as pessoas andavam tristes, apressadas, colocaram luzes nas casas e nos comércios, mas não as enxergavam, reclamavam o tempo todo dos presentes que tinham que comprar mais não havia tempo e dinheiro suficiente, da família que viria visita-los, do excesso de trabalho para fazer a ceia. Também programavam quantas caixas de cerveja tomariam nas festas de Natal e fim de ano.
Você já viu ou viveu história parecida? Quem poderá recuperar o espírito de natal roubado? Somente eu e você!
Atitudes simples que enchem o coração como visitas a idosos e pessoas acamadas, à famílias carentes. Quem sabe a montagem do presépio e meditação de cada personagem, a participação das novenas de Natal, o fazer os docinhos em conjunto com mais famílias ou vizinhos. Ajudar na limpeza do jardim, partilhar a ceia com mais famílias, escrever bilhetes ou cartões e entrega-los aos amigos em vez de mensagens virtuais.
Participar da programação natalina nas Igrejas, escolas e associações, sorrir mais, controlar as falas desnecessárias, falar de coisas boas, visitar hospitais…nossa! Está ao nosso alcance recuperar o espírito natalino desaparecido!
O Tempo de Natal deve ser cultivado com esmero e amor. Recordar lindos momentos de Natal de nossas infâncias ou tempos passados, expor fotos, ajuda a preparar o coração para esta linda festa.O Natal faz a gente aproximar distâncias, cruzar fronteiras e formar novos laços de paz e amizade. Façamos então desta festa uma bela contemplação de harmonia, um presépio em nossos corações risonhos, uma estrela iluminando nossos sonhos.Ainda que se percam outras coisas ao longo dos anos, mantenhamos o Natal como algo brilhante. Regressemos à nossa fé infantil.
O centro da festa, o Menino Deus que nasce, sua história simples e profunda é um estímulo a simplicidade e alegria. Nasceu em um estábulo pobre, humilde e rodeado do necessário: Sua Santa Mãe Maria, seu Santo pai José, animais que aqueciam o ambiente, pastores que creram no anúncio dos Anjos, reis que apesar de seus estudosseguiram uma estrela cadente e acreditaram que o Rei maior chegara.
Façamos uma proposta a nós mesmos: Quero cantar o Glória, a Noite Feliz, o Vinde Cristãos, o Chegou a Hora, o Bate o Sino, o Então é Natal e muitas outras canções neste Natal de 2017 de uma forma renovada e única. Quero adornar meu coração de belos e bons pensamentos e ir receber o Rei Menino Deus na Santa Missa.
Para você, para nós, ainda dá tempo de recuperar o ESPÍRITO DO NATAL!
Denise M. Peixer Safanelli – Fundadora da Comunidade Bom Pastor