DEUS E SEUS ESPETÁCULOS
Maravilhas! É o que temos contemplado na natureza nestes últimos dias. A cor do céu, a lua cheia e suas exibições sobre o mar e sobre a terra, remetem ao louvor dos salmistas: “Quando contemplo o firmamento, obra de vossos dedos, a lua e as estrelas que lá fixastes: Que é o homem, digo-me então, para pensardes nele? Que são os filhos de Adão para que vos ocupeis com eles?” (Sl 8,4-5)
As pessoas, famílias inteiras saindo das casas, caminhando, sentadas nas calçadas, crianças brincando, como que festejando a vida, próprio de quem se deixa envolver pela maravilha do simples, do belo. Infeliz daquele que nem percebeu o que estava acontecendo de bom lá fora, pois ficou entre as quatro paredes diante da tv ou computador. Perdeu!
Diante de tantas noticias ruins, a natureza vem trazendo a esperança, afinal, não muitos dias atrás vivíamos uma chuva que parecia nunca querer parar, a humidade tomando conta das casas, roupas, jardins. É, assim acontece o vaivém da vida. Hora tudo de bom, hora nem tanto assim. O importante é saber filtrar o bom, belo e verdadeiro de cada ocasião, ter o olhar de esperança de filho de Deus.
Quer espetáculo maior do que contemplar uma mulher grávida? Estamos vivendo esta graça na família com minha nora Isabel, esposa do Nathan, em gestação de 16 semanas. A cada semana a barriga vai apontando crescimento, é vida crescendo dentro dela. Novamente vem o salmista que inspira nosso louvor: “Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe” (Sl 138,13).
A expressão do amor de Deus pela sua criatura através da criação é algo tocante ao longo da história. Seja o mar se abrindo para o povo hebreu ao fugir da opressão do Egito, o maná que os alimentava, o sol que parou sobre Gabaon durante a luta de Josué contra os inimigos do povo de Deus, a estrela cadente que mostrou ao Reis Magos, representando o povo do mundo inteiro, que o sinal maior da esperança estava ali, é o Filho de Deus que se faz homem, vive e reina no meio de nós.
Que nossos olhos se abram as maravilhas de Deus e nosso coração exulte de alegria e louvor pelas obras criadas pelo Altíssimo.
Denise M. Peixer Safanelli-Fundadora da Comunidade Bom Pastor