DEUS AGE NO TEMPO E NÃO NO MOMENTO
Em uma de suas ricas homilias o Papa Francisco disse está máxima verdade: “Deus age no tempo e não no momento”. Verdade esta a qual nos deparamos comumente em nossa vida, mas que dificilmente aceitamos. Por quê? A máxima urgência de resolver tudo no imediatismo, próprio da atualidade que verbaliza e contabiliza tudo na hora, da rapidez das informações através da internet, nos programa para não esperar nada. Nem os nascimentos não são mais esperados, as mães gestantes são levadas a partos cesarianas sem necessidade, as vezes até precoces, porque nas madrugadas não é hora de nascer.
Então esperar o tempo de Deus nos parece impossível, pois se Ele sabe tudo, sabe que preciso “pra já” daquilo que peço em minhas orações e decaio na fé diante de suas demoras. A dinâmica do Criador é maravilhosa, um tempo para cada coisa diz a Palavra de Eclesiastes 3: “ Tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar e tempo para arrancar o que foi plantado…” Continua dizendo: “ Todas as coisas que Deus fez são boas, a seu tempo. Ele pôs, além disso, no seu coração, a duração inteira, sem que ninguém possa compreender a obra divina de um extremo a outro”.
Há muitas coisas que não posso compreender principalmente se tratando de relacionamentos pessoais, quando espero a mudança no outro, esposo, filhos, pais e não as vejo. Quantas vezes projeto encima das pessoas realizações minhas e me frustro porque meus sonhos são desfeitos. Se tiver fé, creio que no momento oportuno acontecerá não o esperado, mais o melhor que o esperado, não do meu jeito, mas do jeito de Deus.
As demoras mais difíceis são no campo material. Lembro-me de momentos de muita dificuldade financeira em minha família, a cada dia eu presumia que algo milagroso aconteceria para solucionar aquelas grandes batalhas. Que frustação eu sentia quando não as via acontecer do meu modo. Uma Palavra da Bíblia me salvou em Hebreus 10,32-39 que no versículo 37 diz: “ Ainda um pouco de tempo _sem dúvida, bem pouco _ e o que há de vir virá e não tardará. Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele”.
Fé, dom, virtude teologal tão meramente vivenciada em nossas longas esperas. Mas que belo quando acreditamos neste tempo de Deus e vivemos para ver seus prodígios em nossas vidas. Quantas graças pude ver após longas esperas em minha vida. Quantos frutos em minha pessoa e nas pessoas que me foram dadas por Deus por meio familiar e também comunitário, que eu vi a espera ser frutuosa.
Provoco-te hoje a esta experiência de fé de entregar a Deus os teus momentos atuais, teus problemas e desafios com fé e não mais condicionar o tempo da realização, pois esta mesma Palavra aos Hebreus termina assim: “ Não somos, absolutamente, de perder o ânimo para a nossa ruina; somos de manter a fé, para a nossa salvação”.
Denise M. PeixerSafanelli
Fundadora da Comunidade Bom Pastor