DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS (Mc 10,14)
Neste último sábado a Comunidade Bom Pastor recebeu 127 crianças de 06 a 10 anos para o 11º retiro “Ovelhinhas de Jesus”.Entre correrias próprias das crianças, músicas, teatros, dinâmicas, procuramos levar as crianças a terem uma experiência com Jesus Cristo, um amor maior a Igreja Católica e o tema foi “ Maria, a escolhida”.
A pureza e a alegria das crianças são contagiantes. Ver seus olhinhos brilharem diante da encenação da pesca da imagem de Nossa Senhora Aparecida, da contemplação do céu, dos lanchinhos incrementados foi gratificante. Parei para olhá-las quando em pequenos grupos e como são diferentes! Morenas, negras, loiras, castanhas, ruivas, que criatividade a de Deus ao formar estas criaturinhas tão especiais e lindas.
As crianças nos dão lições de vida. Não discriminam ninguém, acolhe a cada um sem olhar a sua condição social, a sua beleza física, os seus defeitos e qualidades… apenas veem nas outras um igual.
As crianças aceitam qualquer roupa, qualquer casa, não cobram luxo e nem conforto; querem apenas brincar e viver. As crianças vivem o presente sem a menor preocupação com o passado ou com o futuro; confiam no pai e na mãe e não se dão conta das ameaças da vida.
Não se preocupam com nada, a não ser com viver a vida e dela desfrutar. Não correm atrás do dinheiro, não se preocupam em acumular bens e vivem na inocência da castidade. As crianças são espontâneas e puras, dizem o que sentem e sentem o que dizem; choram copiosa e facilmente se estão tristes ou se estão contrariadas; não mascaram seus sentimentos.
A criança é alegre, verdadeira, perdoa com facilidade e se reconcilia rapidamente, não guarda mágoa, não tem preocupações, faz amizade com facilidade.
Como cuidadores e defensores das crianças, nós pais, avós e educadores, somos escolhidos para formar estes pequeninos no seu desenvolvimento intelectual, social, moral e espiritual. Tamanha responsabilidade exige de nós um empenho maior naquilo que oferecemos aos pequenos como programas televisivos, acesso ás mídias, atitudes e conversas na presença delas. Acompanhar o que a escola oferece como formação moral também é importante, não aceitando o que vem embutido como programa educacional que contradiz os valores morais da família.
Quando Jesus diz: “Deixai vir a mim as crianças e não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus” (Mc 10,13), quis dizer a nós adultos que o céu está garantido para aqueles que são puros e simples como os pequeninos.
Denise M. Peixer Safanelli- Fundadora da Comunidade Bom Pastor