DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS (Mc 10,14)
Neste último fim de semana a Comunidade Bom Pastor recebeu 105 crianças de 06 a 10 anos para o retiro “Ovelhinhas de Jesus”, que começou no sábado a tarde e terminou com a Santa Missa as 10 horas da manhã.
Entre correrias próprias das crianças, músicas, teatros, dinâmicas, procuramos levar as crianças a terem uma experiência com Jesus Cristo, um amor maior a Igreja Católica e foi escolhida a vida de São Francisco de Assis para vivenciarem esta experiência.
A pureza e a alegria das crianças são contagiantes. Ver seus olhinhos brilharem diante da cruz falante, da contemplação do céu, dos lanchinhos incrementados foi gratificante. Parei para olhá-las quando em pequenos grupos e como são diferentes! Morenas, negras, loiras, castanhas, ruivas, que criatividade a de Deus ao formar estas criaturinhas tão especiais e lindas. O Raul, com suas limitações de autismo, corria, molhou-se na cachoeira, pulou e desfilou na festinha da noite.
Amigos, após tanta beleza no fim de semana, nesta manhã de segunda-feira recebi via email de um casal pais de uma menina de 10 anos, aluna de uma escola municipal de nosso município, as imagens que a Secretaria Municipal de Saúde está passando nas escolas para as crianças de 10 anos com a finalidade de divulgar a vacina do HPV. Sou adulta, já vi muita coisa e ensinei ciências muitos anos para adolescente, mais senti repugnação diante de imagens de órgãos genitais masculinos e femininos deformados por doenças venéreas, e imaginei o que estas ainda crianças possam ter sentido. Quase a totalidade delas nunca viram órgãos sexuais adultos e são expostas a estas imagens mutiladas, maculando sua natureza pura e bela.
Não vimos em nenhum momento campanhas que divulguem que é possível ter relações humanas saudáveis, que sexo é para hora e momento certos, que as doenças venéreas podem ser evitadas na vivência de uma castidade, não na abstinência de sexo e sim na fidelidade dos parceiros.
Quando Jesus diz: “Deixai vir a mim as crianças e não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus” (Mc 10,13), com certeza não idealizou uma educação castradora da pureza e de falta da verdade para os seus pequeninos. As justificativas parecem boas para tamanha divulgação da vacina HPV, mesmo pecando pela falta de informações verídicas das seqüelas que possam acontecer, mais como pais, avós, tios e defensores de nossas crianças, sim crianças até que tenham maturidade para não o serem mais, temos a obrigação de defende-las e cuida-las. Que Deus nos ajude nesta árdua tarefa.
Denise M. Peixer Safanelli
Fundadora da Comunidade Bom Pastor