CHERNOBYL e CORONAVÍRUS
Adão e Eva foram alertados sobre não comer o fruto da árvore da vida, da ciência do bem e do mal porque senão morreriam; mesmo assim eles comeram. O mal se apresenta desta forma, é bom , agradável aspecto, muito apropriado para abrir a inteligência(Gn 3,6) Assim se deu no aparente “acidente” nuclear de Chernobyl; quanto custou essa mentira?
Eva comeu o fruto e apresentou a seu marido que comeu igualmente; então seus olhos se abriram e entraram no reino do mal, o pecado original. Três situações distintas aconteceu com eles : esconderam-se da face do Senhor Deus , ouviram os passos de Deus no jardim e tiveram medo e o terceiro, culparam-se mutuamente e culparam a Deus.
Somos enganados constantemente; assim quando os amigos, vizinhos convidaram uns aos outros para ver as estrelinhas, fuligens coloridas da explosão do 4º núcleo da usina de Chernobyl(Ucrânia, acontecido em 26/04/1986); mal sabiam eles que estavam indo para o campo da morte. Assim estamos nós, lembrados constantemente que não devemos sair de casa, se precisar sair, se proteger com segurança devido a pandemia do coronavírus, mesmo assim estamos indo para o campo de morte sem proteção e sem necessidade .
Desobedientes ! se cada um fazer sua parte nos cuidados, no zelo, no isolamento do grupo de risco, podemos retomar nossa vida normal.
Estima-se que em Chernobyl tenha sido afetado 500 km de distância, quanto que a pandemia do coronavírus está no mundo inteiro.
A preocupação do governo(em Chernobyl), da imprensa, era com a notícia que iria circular nos outros países,medo de perder o mercado, da degradação do poder, procuravam dizer que não era nada de grave. Cada mentira que dizemos aumenta a dívida com a verdade, poucos querem encontrar a verdade; quanto mais tempo esperamos, mais aumenta o custo.
O material que saiu deste núcleo era mineral preto, liso = grafite. Quando abrimos pequenas concessões cegamos a realidade existente, quero lembrar a mim e a todos que o núcleo está aberto, o pecado mora ao nosso lado; todo esforço humano não conseguirá arrumar o estrago do erro cometido.Quando pecamos, damos as costas a Deus, somos como bombas desfiguradas pela química, perdemos a harmonia (consigo mesmo, com o outro, com toda criação e com o criador). Em vez da radiação do pecado, precisamos colocar no mundo a potência do Espírito Santo de Deus para voltarmos a enxergar o bom , o belo e o verdadeiro de Jesus o Bom Pastor.
Para apagar a explosão química de Chernobyl, radiação severa(câncer, defeitos congênitos por mais de 100 anos), era preciso colocar cloro e areia numa quantidade exorbitante; aqui quero me referir aos dois sacramentos necessários para a volta do homem a Deus (CONFISSÃO e EUCARISTIA), só assim apagaremos toda explosão do mal.
O servo de Deus Padre Aloísio, tão logo será bem-aventurado, dizia para não nos aproximarmos do cachorro bravo, ele te morderá. Quantos de nós estamos nos aproximando de satanás? quantos de nós estamos permitindo que ele nos morda? por busca de deuses falsos, como : doutrinas, seitas, terapias, superstições, adivinhações,idolatria etc…
O PECADO É A CAUSA PROFUNDA DE TODO O MAL; o pecado ergue-se contra o amor de Deus por nós e desvia dEle os nossos corações(Catecismo da Igreja Católica nº 1850).
Três funcionários(da usina de Chernobyl) que conheciam o caminho para tirar as águas dos tanques , andaram sobre as águas dos dutos contaminados(sabiam que iriam morrer), tinham um tempo determinado para fazer esse trabalho e foram para salvar a vida dos irmãos. Assim também as três pessoas da Santíssima Trindade(Pai, Filho e Espírito Santo), se doam, batalham constantemente pela nossa vida; Jesus deu a sua vida por nós, Ele é o único caminho, verdade e vida; fez inteiramente a vontade do Pai que cumpriu a promessa de nos enviar o Espírito Santo, dado no sacramento do batismo ,o selo indelével da nossa fé.
Não podemos deixar enterrar a verdade, cave o fundo do seu coração e busque Deus, construa um muro de contensão com vigílias e orações ; lance o caos dos teus medos, inseguranças, ansiedades, pânicos em Jesus que é o nosso Salvador.
Ainda em Chernobyl era preciso um caixão especial, lacrado e colocado cimento por todos os lados, como agora com o coronavírus, as pessoas não podem velar seus entes queridos, não podem ir ao enterro, ninguém se toca. Pecar é desmoronar o próprio ser e encaminhar para o nada. “ O salário do pecado é a morte; enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”(Rm 6,23).
A verdade ofende, então mentimos até não lembrarmos mais da verdade. Até quando vamos nos enganar ?
Rosane Teresinha Peixer Röper (co fundadora da Comunidade Católica Bom Pastor)
Guaramirim – Santa Catarina
Quero convidar você a assistir a série de Chernobyl . Um grande ensino para relermos os fatos da pandemia que estamos vivendo do coronavírus.
Também convido você e sua família rezarem o terço todos os dias , é um pedido de Nossa Senhora a todos; para o fim desta pandemia e que muitos corações se voltem para seu filho Jesus.