A GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO
Em uma camiseta estava escrito: “Bom dia Espírito Santo, o que iremos fazer juntos hoje?” A princípio achei simplório o referido escrito, mas ponderando melhor, passei a meditar esta frase e percebi que o Espírito Santo, Deus em movimento, está em mim e comigo desde o meu Batismo e nada melhor que ter intimidade com este amigo.
Amamos e respeitamos o que conhecemos e como cristãos temos a graça de mergulhar na verdade da Santíssima Trindade e experimentar a cada dia a força do Espírito Santo nas pequenas e grandes decisões, quando já no amanhecer do dia rogamos a este amigo fiel que nos inspire no dia que estamos começando.
Vai uma dica para as cozinheiras: há muito tempo, desde que experimentei a efusão do Espírito Santo em minha vida, em um retiro da Renovação Carismática Católica, peço ao Divino Amigo que me ajude no tempero da comida e olha que tenho acertado ao longo destes anos de cozinheira em casa. Claro que quando esqueço…sal de mais, pouco ou muito cozido!
Então, dá para entender que Ele quer muito fazer parte de nossas vidas, decisões, inspirações e espiritualidade, e quando mergulhamos nas “profundezas do Espírito de Deus”, temos experiências profundas do caminho, verdade e vida que é o próprio Deus.
O Papa Francisco, na homilia do dia 16 de abril último, disse: “Falando claro – disse o Papa – o Espírito Santo nos incomoda. Porque mexe conosco, nos faz caminhar, empurra a Igreja para ir pra frente. E nós somos como Pedro na Transfiguração: ‘Ah, como é bom estarmos aqui, todos juntos!… mas que não nos incomode. Queremos domesticar o Espírito Santo. E isso não está bem. Porque Ele é Deus e Ele é aquele vento que vai e vem e não sabemos de onde. É a força de Deus, é aquele que nos dá a consolação e a força para seguir adiante. Não resistir ao Espírito Santo: essa é a graça que eu gostaria que todos nós pedíssemos ao Senhor”
Na liturgia da Igreja Católica celebraremos o Pentecostes, a festa do Espírito Santo, no próximo domingo dia 24, e como os Apóstolos reunidos no Cenáculo, nos reunimos nas Santas Missas, nos Grupos de Oração, no Cenáculo Diocesano que acontecerá em Joinville e acreditemos que a graça do Espírito Santo é atual, é para agora e rogamos a efusão deste Espírito que já habita em nós. Que a Mãe Maria presente entre os Apóstolos interceda por nós para que renovados neste Pentecostes sirvamos mais e melhor a seu Filho Jesus Cristo.
Denise M. Peixer Safanelli
Fundadora da Comunidade Bom Pastor