DENISE, MULHER DE CORAÇÃO CONSAGRADO A DEUS .
Uma mulher que queria agradar o coração de Deus; Denise Margaret a sétima filha do casal Izidio e Cilda Peixer. Uma criança quieta, tímida e de poucas conversas com estranhos, desde tenra idade submetida a vontade primeira dos irmãos. Teve suas crises de adolescência, mas sempre muito prendada e cozinheira. Muito cedo, começou a trabalhar como professora, se destacava pela sua inteligência, buscando o conhecimento além do que pediam, mestra dedicada, gastava parte de seus salários de professora comprando livros educativos para dar o melhor de si como educadora.
Dentro do lar teve o exemplo dos seus pais na unidade e amor, tinha o dom do discernimento do bem e do mal pelo testemunho do pai e bons conselhos da mãe.
Palavras da Denise: “Fui gerada no amor, criada no amor, sentia o amor conjugal dos meus pais, o amor amoleceu meu coração, porque só o amor é molde”.
Chegando a mocidade nos seus 17 anos, conheceu seu futuro esposo, o Reinaldo; tornou-se uma nova mulher, comunicativa e espontânea, namorou, noivou por três anos. Em 12 de dezembro de 1981 celebrou-se o sacramento matrimonial, nova etapa da sua vida, como casada, mostrou -se empenhada como esposa, mulher, amiga, companheira, confidente, mãe e dona de casa. Como tinha sempre o desejo no coração de agradar a Deus, surgir a possibilidade e pedido de Deus, para cuidar do Alexandre, então com dois anos e oito meses de vida, que depois tornou-se seu primeiro filho. Logo em seguida o milagre da gestação (Nathan) e mais um presente da vida (Jardel).
Seu primeiro encontro com Jesus junto com Reinaldo, em 1983, experiência de Oração com Padre Aloisio, e nunca mais eles o deixaram, procurando viver na familia e em todos os ambientes esta maravilha. Fogo abrasador com a descoberta da Palavra de Deus, Sacramentos, Nossa Senhora e a base da fé católica. Participavam ativamente do Movimento de Casais com Cristo, e da Renovação Carismática Católica. A missão começou com retiro de casais, pregações, catequese e agente social.
Muitos foram os desafios enfrentados por ambos, quebra da empresa, dificuldade material de toda ordem, problemas de doenças com Jardel, mas em todos os momentos Ela esta lá firme de pé, mulher forte, corajosa, destemida, empreendedora, que soube como ninguém ser a AJUDA ADEQUADA, que Jesus colocou como esposa do Reinaldo, Ela era que incentivava e ajudava a superar as dificuldades que se apresentavam a cada dia.
Com a fundação da Ação Social de Guaramirim, em 2004, fundada por Denise e Reinaldo, queria suprir o povo com o alimento material, mas seu coração palpitava para dar o alimento essencial que é Jesus. Assim, manifestava a mulher conselheira, amiga, edificadora, preocupada com todos, não tinha hora, não tinha tempo ruim, não tinha dificuldade que a deteve para ajudar o próximo. Seus ouvidos de profeta escutavam de longe o clamor do povo por socorro.
Foi em 1998 que começou um novo acordar uma inquietude do Espírito Santo em retornar a messe na Igreja de Cristo, o Senhor começou a trabalhar na vida da Denise, o relógio do tempo se apressava, as portas da Ação Social foram se fechando com lutas no seu interior, para abrir a porta da verdade com sua grande experiência na Comunidade Oasis em Caxias do Sul/RS.
Ela teve enfim um grande chamado, a mulher prática foi tomada do profundo amor de Deus, as lágrimas derramadas diante de Jesus Eucarístico foram semente do seu SIM a obra Bom Pastor. Então já se tinham passado muitos anos de amizade e insistência da Maria Francisca e Moser, (Oasis), em que eles ERAM UMA COMUNIDADE sonhada por Deus, aconteceu em 10 de julho de 2003, veio Jesus Bom Pastor carregar seus fardos e trazer outros, levar em seus braços a ovelha pastora, neste dia deu neve e frio de três graus, mas o Espírito do nosso Deus aqueceu essa nova vocação.
Novos desafios se sucederam como o desligamento da Ação Social, e a busca por viver o novo, que não tinha Ela, a menor consciência de como aconteceria, orientados pelo Padre Aloísio, dizia ele meus queridos “ vão vivendo”, e assim se passaram os 15 anos, onde Ela buscou ser fiel, obediente, ao Carisma da Porta Verdadeira, a Palavra de Deus, aos documentos da Igreja, seu amor grandioso para com a Comunidade Bom Pastor, até seus últimos suspiros, quando proclamava “ Deus Seja Louvado”.
Como fundadora, era dotada de Dons extraordinários, seu olhar nos penetrava, no mais profundo de nosso ser, não precisávamos dizer muitas palavras, parecia que Ela já sabia de tudo, nossos sentimentos, nossas angustias, dores, e também tudo aquilo que nos alegrava.
Suas palavras de exortação eram como mel, suas correções jamais nos entristeciam tamanha era doçura, seus abraços carinhosos faziam que as nossas dores desapareciam, sentíamos o próprio Bom Pastor a nos abraçar.
Sua atenção e acolhimentos era sempre particular, pessoal, mesmo quando acolhia grandes grupos, parecia que Ela acolhia individualmente a cada um de modo muito afetuoso.
Sua essência foi moldada por Deus Trindade, sua ternura foi penetrada pela amizade com Nossa Senhora, a voz do Bom Pastor a cativou a ponto de muitas pessoas no dia do seu velório trouxeram seu agradecimento porque receberam Jesus pela sua visita, oração, conselho, mensagem de algum modo. No testemunho de cada pessoa enxergamos sua vida escondida para mostrar a vida em abundância de Jesus Bom Pastor.
Sua habilidade em se desdobrar em todos os locais que se fazia necessária, gestos simples, sereno, seu pedido constante era justificar o erro do outro. Segue apenas alguns testemunhos que recebemos nos dias da sua enfermidade e velório :
Eu e meu marido separados alguns anos, morando na mesma casa, resolvemos nos perdoar e sacramentar nosso matrimônio distanciado, pelas orações e conselhos da Denise.
A Denise se preocupava quando eu não vinha ajudar na comunidade ou se eu vinha sem meu esposo, mesmo sendo apenas amigos, ela mandava mensagens dizendo : estou com saudades, vocês fazem falta, não te vi hoje , está acontecendo algo. Parece muito pouco esse tipo de preocupação, mas para nós foi tudo.
Após escutar a pregação no retiro das mulheres de 2017 pela Denise, eu mudei o rumo da minha vida, agora sou outra pessoa pelo Nome de Jesus.
Um casal veio de mãos dadas e disseram: nós só estamos juntos devido o aconselhamento e oração da Denise e Reinaldo.
Eu só estou viva porque a Denise rezou por mim e resolvi viver.
E assim por diante…. você lendo essa matéria pode estar pensando, comigo aconteceu algo semelhante com sua oração , conselho etc , fez efeito na minha vida . Que bom ! assim podemos contar com suas orações para pedir intercessão da Denise.
Foi o amado Bom Pastor que nos permitiu viver esse tempo com ela. Mesmo sendo mistério de fé temos a certeza que foi Jesus Bom Pastor que a levou em seus braços, pelas mãos de Nossa Senhora para contemplar a face do Pai do Céu.
Suas palavras no leito de morte : difícil esse passamento, meu desejo é ir direto para Deus, as tempestades irão passar pelo Nome de Jesus.
Nosso carisma será um relato vivo dos ensinos da Denise, com a graça de Jesus, para doar nossa própria vida como ela o fez:
Numa noite de suor, sobre o barco em alto mar,o céu começa a clarear
a tua rede está vazia, mas a voz que te chama te mostrará um outro mar
e sobre muitos corações,a tua rede lançará.
Doa a tua vida como Maria aos pés da cruz e serás servo de cada homem
servo por amor, sacerdote da humanidade.
Caminhavas em silêncio, esperando além da dor, que a semente que tu lançavas
num bom terreno germinasse.
Mas o coração exulta, porque o campo já está dourado, o grão maduro pelo sol, no celeiro pode entrar. Denise entrou para glória de Deus !
ME LEVA EM TEUS BRAÇOS, MEU BOM PASTOR.
(escrito por Reinaldo Safanelli e Rosane T.Peixer Roper) – julho 2018