A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS
Na liberdade humana de filhos de Deus, somos livres em nossas escolhas, mesmo sabendo que temos um Pai do Céu que torce para que façamos as melhores escolhas e nos capacita para isto.
Cada manhã ao abrirmos nossos olhos podemos escolher a vida ou a morte. A vida em abundância está nos relacionamentos que teremos naquele dia, na forma como respondemos ao bom dia daqueles que convivem conosco, na paciência no trânsito, com as nossas crianças e idosos, nas pequenas delicadezas feitas com amor. Temos em nossa casa o hábito de nos abraçarmos e beijarmos no bom dia, mesmo se há rusgas no ar. Isto quebra o mau humor e abre ao amor.
A morte se faz quando o coração se enegrece, amargura, o rosto fechado, a boca maldizente, o olhar opaco sobre a natureza e as pessoas. É hora de dizer: “Fora morte, Jesus é a vitória!”
Temos em nós, capacidades e dons para que saibamos que escolha fazer nos momentos mais difíceis de nossas vidas e também nas pequenas decisões a serem tomadas. A sabedoria nos dada por Deus é fonte de decisão, quando dela usamos com direito de filhos de Deus. No livro do Eclesiástico, capítulo 1, diz: “Fonte de sabedoria é a Palavra de Deus no mais alto dos céus e seus caminhos são os mandamentos eternos… Deus derramou a sabedoria sobre todas as suas obras e em cada ser humano, segundo a sua bondade”.
A firmeza de caráter que nos é ensinada na educação em casa auxilia-nos em muito nas escolhas a serem feitas. A moral e a verdade que ladearam nossas vidas e nos foram dadas como exemplos em casa, em muito favorecerão na hora da decisão, mesmo que nos custará sacrifícios e renúncias pessoais, mas saberemos que o caminho é certo e os frutos serão colhidos no tempo oportuno.
Casais, escolham viver o verdadeiro matrimônio, que exige renúncia dos dois lados, mas que é plenificado com a força de Deus. A modernidade dita que devemos ser felizes, então assistimos pelas redes sociais as escolhas de muitas mulheres pelo belo corpo, esportes praticados sozinhas, excesso de músculos e casa vazia de mãe. Assim fazem os homens com suas viagens em grupos, esportes e bares, criando uma lacuna com suas famílias.
Estamos vivendo um momento onde a corrupção está sendo desmascarada, mas também abre ideias e opções para adentrar nas facilidades do ter e do poder. O pouco com Deus é muito, diz o ditado, a verdade é libertadora e uma hora ela vence. Os dez mandamentos da Lei de Deus é um caminho de liberdade e verdade, devemos recorda-los todos os dia e vive-los.
A nossa natureza durona e teimosa dificulta o nosso discernimento e faz-nos dar cabeçadas muitas vezes, e depois vem o arrependimento. Então, busquemos sempre a sabedoria que nos é dada por Deus e pelo Espírito Santo e nossas escolhas serão com certeza acertadas. “A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá”(Sb 3,1)
Denise M. Peixer Safanelli – Fundadora da Comunidade Bom Pastor