O ESPÍRITO SANTO DÁ LIBERDADE
Nesta manhã, segunda-feira, eu observava um pássaro alçando voo e com suas asas plainava o céu em total liberdade. Deu-me também um sentimento de liberdade e me reportei a criação do mundo quando a Palavra diz: “O Espírito de Deus pairava sobre as águas”. (Gn 1,2)
O maior presente que Deus dá ao ser humano é a liberdade. Mas o reconhecimento desta liberdade só acontece quando estamos cheio do Espírito Santo. Daí sim, junta-se a liberdade a paresia, o impulso gerado pelo Espírito Santo que inflama os corações, livra do medo, capacita para a missão, dá um novo sentido ao Batismo já recebido.
“O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade” (Is61,1). O profeta Isaias já proclamava esta verdade de fé 760 AC, e Jesus Cristo inaugura um novo tempo na Igreja com o cumprimento da promessa aos apóstolos e a nós no Pentecostes, pois a Palavra diz: “A promessa é para vós, para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus” (Atos 2,39)
Os Atos dos Apóstolos capítulo dois narra a grandiosidade do Pentecostes sobre os Apóstolos e o povo reunido. De medrosos e escondidos eles passam a proclamar a Palavra de Jesus em púlpitos, sinagogas e onde são conduzidos pelo Espírito, chegando até nós. A força transformadora do Espírito Santo é sentida por aqueles que mergulham na fé, pedem a unção, rezam e se deixam “embriagar” por este Espírito.
Me recordo de meu jeito tímido e medroso na infância, adolescência e juventude, insegura e calada. Aos vinte e um anos, após o meu Pentecostes, a unção do Espírito Santo em um retiro carismático, me encontrei de fato com Jesus e com a Palavra e pouco a pouco fui transformada, formada, impulsionada por este Espírito Santo. Sou obra em construção, portanto, necessito pedir a força do Espírito Santo a cada dia, mas vejo a obra de Deus me ungindo de várias formas, capacitando-me especialmente no serviço para Deus.
Papa Francisco e o Espírito Santo: “O Espírito Santo nos ensina: é o Mestre interior, nos guia pelo caminho certo, através das situações da vida. Ele nos ensina a estrada, o caminho. O Espírito Santo nos ensina a segui-lo, a caminhar seguindo seus passos. Mais que um mestre de doutrina, o Espírito Santo é um mestre de vida. E da vida faz parte certamente também o saber, o conhecer, mas dentro do horizonte mais amplo e harmônico da existência cristã.” (Homilia Pentecostes 2014)
Neste próximo domingo dia 15 a Igreja comemora a Festa de Pentecostes. Vamos participar?
Denise M. PeixerSafanelli -Fundadora da Comunidade Bom Pastor