O QUE COMEMORAMOS EM AGOSTO?
Já escutamos tantas superstições referentes ao mês de agosto, que acabamos não enaltecendo as devidas comemorações acontecidas nele. Já ouvi até alegações de não se casar neste mês por ser “desgosto”, de ser mês de azar, enfim, inverdades que em nada compromete este belíssimo mês, como são todos os outros meses.
Na verdade, no mês de agosto comemoramos na Igreja Católica uma série de datas festivas como o mês das vocações, muitos santos e santas, além da Festa do Senhor Bom Jesus, padroeiro da primeira paróquia de nossa cidade, festejado no dia 06, devoção oriunda de Portugal. Os festejos relativos a esta data são realizados no fim de semana mais próximo.
Deus é bom! E aplicar o adjetivo “bom” a Cristo nada mais é do que reconhecê-lo como imagem do Deus invisível, isto é, atestar nossa fé na divindade de Jesus, Filho Unigênito do Pai. O próprio Jesus nos desafia, como aquele homem rico do Evangelho, a perceber que Ele é Deus; e, se Deus é bom, o Cristo é a bondade do Pai entre nós, o BOM Jesus: “Só Deus é bom, e ninguém mais”(Lc 18,19). A bondade divina revelada em Jesus, o Senhor, enviado pelo Pai para dar a vida em benefício de nossa humanidade pecadora, levou o povo de Deus, em sua sábia piedade, a chamá-lo de SENHOR BOM JESUS.
A todos o Bom Jesus acolhe com amor. A cada um Ele diz uma palavra de paternal afeto, que infunde na alma serenidade e confiança na sua bondade sem par. Não é outro o motivo pelo qual os fiéis acorrem aos milhares nas Igrejas que o tem como padroeiro. São novenas, orações, visitas, promessas, algumas de caminhadas longas que honram o Bom Jesus.
A liturgia deste dia traz a Transfiguração do Senhor (Mt 17,1-9), que sobe ao monte com três de seus discípulos, Pedro, Tiago e João e ali manifesta sua divindade. O Pai revela-se através de uma nuvem luminosa e diz: “Este é meu Filho muito amado, no qual eu pus todo o meu agrado”. Somos também convidados a participar desta manifestação Divina em cada Santa Missa, através da Eucaristia,
A beleza das festas litúrgicas e santorais remontam da época do Evangelho, aonde vimos Jesus, judeu cumpridor dos preceitos, ir a várias festas, como da dedicação, da Páscoa, dos tabernáculos. No Salmo 121, 1 diz: “Que alegria quando me vieram dizer, vamos subir a casa do Senhor”.
Também neste mês de agosto comemoram-se muitos santos e santas, citando alguns: 04-São João Maria Vianey, 11-Santa Clara, 14-São Maximiliano Kolbe, 15, Assunção de Nossa Senhora, 20-São Bernardo, 22-Nossa Senhora Rainha, 23-Santa Rosa de Lima, 27-Santa Mônica, 28-Santo Agostinho, entre tantos outros que enriquecem a nossa fé.
SENHOR BOM JESUS, ABENÇOAI-NOS!
Denise M. PeixerSafanelli- Fundadora da Comunidade Bom Pastor