QUEM ESTAMOS ESPERANDO?
Ele está para chegar! Vigiai! Preparai os caminhos do Senhor! São estas as colocações que nos trazem as leituras da Palavra neste tempo de advento. Mas o que ou quem esperamos?
A história se repete: Pinheiros, estrelas, luzes, papai-noel, símbolos do tempo natalino invadem o comércio, as casas, as ruas. O corre-corre sem fim, as compras, os encerramentos, tudo isto faz parte da espera. Mas, o que ou quem esperamos?
Vai depender do coração de cada um esta resposta. Acreditar que Ele, Jesus, está chegando é adentrar no Tempo Litúrgico que a Igreja vive e celebra em cada Santa Missa. As profecias anunciam a chegada do Sol nascente (lc 1,78), do Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da Paz (Is 9,5-6). A nós compete viver a espera e o encontro a cada dia deste tempo tão especial onde cada coração pode ser a manjedoura que se prepara para receber e acolher o Menino Deus.
Como são bons os tempos de espera que vivemos no decorrer da vida. A mãe gestando o filho, a construção da casa nova, os resultados dos vestibulares, a festa de aniversário, a viagem tão programada, os períodos de férias, são expectativas que geram tempo novo e vida nova. Esperar o Natal é um dos momentos mais marcantes do ano, e viver esta espera com preparação no coração gera esperança, algo que está faltando para o ser humano.
Eu estava colhendo ramos verdes de um cipreste para fazer a coroa do advento da Comunidade Bom Pastor no sábado passado e invadiu-me uma alegria indescritível, um sentimento de novo ao coração. O cheiro do pinheiro, as pequenas pinhas verdes que o enfeitavam naturalmente trouxeram a lembrança natais passados, mas uma certeza de que depende de mim fazer a diferença neste tempo de espera.
Ao acender a vela da coroa na Missa que tivemos na comunidade, pois estávamos em retiro com os jovens do nosso grupo de jovens Rainha da Paz, a luz invadiu o ambiente e os corações revelando que minha parte nesta preparação é encontrar o Senhor da Luz em cada irmão que cruzar meu caminho, que está na minha convivência do dia a dia, onde o brilho do meu olhar vai revelar que o Esperado já se encontra entre nós, que a festa do Natal só vai acontecer se no meu hoje eu O revelar através de minhas atitudes e minhas palavras.
Papa Francisco sobre o advento:“Um novo caminho rumo ao Natal, que não é apena suma data bonita, nem a recordação de um fato bonito. Mais importante do que cada um encontrar Jesus é deixar-se encontrar por Ele, porque quando é Ele que entra e faz tudo, coração, alma, vida, esperança e caminho, mas é preciso ter o coração aberto. Ele não nos vê como um conjunto, uma massa. Ele olha cada um nos olhos, no rosto, porquê seu amor não é abstrato mas concreto”.
Denise M. Peixer Safanelli- Fundadora da Comunidade Bom Pastor