SÃO PIO DE PIETRELCINA
Falar do Padre Pio é reconhecer que Deus escolhe pessoas especiais para manifestar seu poder divino através do humano, com milagres e testemunhos que arrastam multidões através de seu exemplo de vida.
Frade Franciscano nascido na Itália em 1887, desde menino tinha manifestações de santidade e de profunda intimidade com Deus. Recebeu no corpo as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo e por isso foi muito perseguido, até mesmo de superiores da Igreja Católica. Obediente a esta Igreja que tanto amava, não mostrava seus estigmas e apesar da profunda dor física, passava horas no confessionário levando ao alivio do perdão sacerdotal muitos cativos da opressão do inimigo. Ele é conhecido em todo mundo como o “Frei”estigmatizado. Para quem dizia que era a força da mente que o fazia ter os estigmas e fazer tantos milagres ele dizia: “Pense você que é um boi e lhe nascerão chifres”.
As Santas Missas celebradas por Padre Pio eram de profunda experiência mística, com Jesus Sacramentado sendo adorado e exaltado por aqueles que participavam e aconteciam muitos milagres durante a Eucaristia. Milagres em vida e após sua morte forma testemunhados pelos filhos espirituais do Padre Pio contados em muitos livros e ainda revelados na atualidade, como curas físicas, libertações espirituais e até mortos que voltaram a vida.
Padre Pio também tinha o dom da bilocação. A bilocação pode ser definida como a presença simultânea de uma pessoa em dois lugares diferentes. Muitos Santos da Igreja católica tiveram o carisma da bilocação. Padre Pio teve este carisma, na realidade várias testemunhas oculares o viram em lugares diferentes em bilocação.
Padre Pio fundou na cidade onde vivia, de San Giovanni Rotondo, o hospitalAlivio do Sofrimento, para atender gratuitamente as pessoas carentes de toda a Italia, sendo referência ainda nos dias de hoje em diversas especialidades. Atendia as familias pobres e as viuvas durante os difícieis anos da segunda guerra mundial e após esta, se despojando até dos poucos recursos da sua Igreja local.
Contenporâneo nos anos 1960 do então Cardeal Carol Wojtyla, nosso querido São João Paulo II, foi por este procurado diversas vezes para auxilio de oração de doentes conhecidos de Wojtyla, dentre eles uma amiga que sofria de câncer e foi curada por intercessão do Padre Pio.
Algumas frases de Pe. Pio:
“O demônio faz confusão na mente dos sábios”.
“A oração é a chave do perdão”
“Deus é o Deus da alegria. Rezem sempre sorrindo”
“Às vezes Deus me deixa ler o caderno Dele”
No dia 23 de setembro de 1968, após longo período de doença, Padre Pio faleceu na cidade onde viveu por quase 50 anos, San Giovanni Rotondo, rodeado de filhos e filhas espirituais da Itália e de muitas partes do mundo. Foi canonizado em 16 de junho de 2002, na Praça de São Pedro no Vaticano, pelo Papa João Paulo II, sendo sua festa litúrgica fixada em 23 de setembro e proclamado como SÃO PIO DE PIETRELCINA.
Denise M. Peixer Safanelli – Fundadora da Comunidade Bom Pastor