CORPUS CHRISTI – O CORPO DE CRISTO
A Igreja Católica comemora esta bela festa na quinta feira após a festividade da Santíssima Trindade. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 08 de setembro de 1264 e no Brasil é feriado nacional desde 1961.
A tradição convida ao preparo do caminho onde Jesus Sacramentado vai passar, com tapetes confeccionados em diversos materiais e belíssimas ornamentações de altares, porque nosso Rei merece o melhor.
Gosto de lembrar de uma história que um velho amigo já falecido contava, o Alcides Sasse. Durante uma procissão de Corpus Christi um paralítico estava a beira do caminho esperançoso de receber uma cura de sua enfermidade quando Jesus Eucarístico passasse. Jesus passou e nada aconteceu. O paralítico, cheio de fé e desiludido gritou atrás de Jesus: “Eu vou contar para a tua Mãe!”. Imediatamente levantou-se de seu estado de prostração e pôs-se a caminhar. Junta-se ai a devoção a Eucaristia e a Santíssima Virgem Maria, lembrando da frase de Jesus ao pé da cruz ao discípulo amado: “Eis ai a tua Mãe” (Jo 19,27)
Quero falar desta festa de forma humana e simples. Não é uma mera devoção, é muito mais. É acreditar que aquele pedaço de pão após a consagração é de fato o Corpo e Sangue de Cristo que chega a minha humilde casa corporal, não merecedora, por amor, só amor. Diz uma música do Nelsinho Correia: “Chego muitas vezes em Tua casa, meu Senhor triste, abatido, precisando de amor, Mas depois da comunhão Tua casa é meu coração então sinto o céu dentro de mim. Não comungo porque mereço isto eu sei o meu Senhor, comungo, pois preciso de Ti!”.
Então, não somos idólatras ao percorrer as ruas acompanhando o Santíssimo Corpo de Cristo, somos crentes e apaixonados por este “Pão Vivo” descido do céu que nos sustenta na caminhada rumo ao céu, onde o veremos face a face.
Gostaria de lembrar aqui de uma santa que viveu nos anos 1380- 1433, Santa Lidvina, comemorada no dia 14 de abril. Dita a história que ela sofreu um acidente ao praticar patinação quando tinha 15 anos e ficou paralítica, acamada, sofrendo muito. Já tinha uma vida de oração e devoção a Cruz de Cristo e viveu os últimos sete anos somente se alimentando da Santa Eucaristia. Ele, Jesus, é o sustento dos fracos que creem.
Santo Afonso de Ligório diz: “Jesus na Eucaristia é o médico e remédio”.
Santo Padre Pio de Pietrelcina: “Cada vez que participamos da Eucaristia, ela produz em nós efeitos maravilhosos e graças que nem podemos imaginar!”
Padre Aloisio Boeing: “ Vocês me encontrarão na Eucaristia”.
Amigo (a) leitor, te convido a viver este belo momento de fé participando da Santa Missa de Corpus Christi nesta quinta-feira na sua Paróquia e também da procissão de uma forma diferente. Vá com fé e muito amor, fale com Jesus na Eucaristia, rogue o amadurecimento de sua fé e faça um pedido acreditando que Ele te ouve, pois é Deus Sacramentado. Denise M.P. Safanelli – Fundadora da Comunidade Bom Pastor.-