QUINTA-FEIRA SANTA E AS SANTAS QUINTAS-FEIRAS
O próprio Jesus, sabendo que iria voltar para o Pai, quis continuar no meio de nós de uma forma bastante simples e,na quinta-feira Santa,celebrou a Primeira Eucaristia.
Daquela última ceia até os dias de hoje, os cristãos não pararam de celebrar a Eucaristia, por ordem de Jesus: “Façam isto em memória de mim” (Lc 22,19).
“Fica conosco, Senhor, pois a noite vai caindo” (Lc 24,29), foi este convite que os dois discípulos de Emaús na tarde do próprio dia da ressurreição fizeram ao viajante que encontram no caminho. Carregados de tristes pensamentos, não reconheceram Jesus, mas sentiam arder o seu íntimo quando lhes explicava as Escrituras.
A luz da Palavra abria-lhes os olhos. Jesus é um raio de luz que desperta a esperança e abre nossos ânimos ao desejo de proclamar: “Fica conosco”, e ele permanece sob o véu do pão partido.
A Eucaristia é luz, porque em cada missa a liturgia da Palavra precede a liturgia Eucarística na unidade das duas mesas: a da Palavra e a do Pão. A Eucaristia é mistério de presença, a promessa de Jesus em ficar conosco todos os dias.
A fonte e o apogeu da vida cristã é a Eucaristia. Mediante a adoração eucarística aprofundamos a celebração e a recepção deste sacramento. Neste gesto humilde e fervoroso de adoração, suplicamos e rasgamos nosso coração a quem está sempre disposto a nos ajudar.Nossa adoração não deve cessar jamais,“Se permanecerdes em mim,e as minhas palavras permanecerem em vós,pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito”(Jo 15,7).
Freqüentemente o Papa nos pede para venerar Cristo na Eucaristia: “A Igreja e o mundo tem uma grande necessidade de adoração eucarística. Jesus está à espera neste sacramento de amor”.
É grande a emoção quando olhamos para o presépio e contemplamos a encarnação do verbo no seio de Maria, é maravilhoso o que se sente diante do altar onde,através das mãos pobres do sacerdote, Cristo torna presente no tempo o seu sacrifício,só nos resta ajoelhar e em silêncio adorar este mistério da fé.
Todas as quintas-feiras a Comunidade Bom Pastor tem adoração ao Santíssimo. Iniciamos as 21h00min horas e terminamos as 07h00min da sexta-feira. Rogamos pelo mundo todo, aonde os cristãos vão nas quintas-feiras adorar ao Nosso Senhor e Salvador.
O convite é para todos nós em buscar Jesus até o encontrar, na frase repetida por São João Vianney a seus paroquianos quanto apontava para o sacrário: “Ele está ali”, as palavras de Santo Agostinho: “Está mais presente que o coração que bate em nosso peito”. Acredite, podemos nos apaixonar pela presença real de Jesus na Eucaristia, reconhecê-lo, amá-lo, nos entregar por inteiro e é por inteiro que Ele nos acolherá e nos salvará.
Venham conversar com Jesus sobre tuas dores, angústias, desânimos, ansiedades, mágoas; venha se consolar no colo daquele que te toma nos braços e é a solução para o teu viver, é e sempre será o teu verdadeiro amigo.
Na quinta-feira santa comemoramos a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, dois sacramentos que nasceram juntos e que estão indissoluvelmente ligados até o fim do mundo.
Naquela noite santa, Jesus chamou pelo nome cada um dos sacerdotes de todos os tempos, chamou a nós por diversos caminhos e continuam a chamar muitos para serem os seus ministros. Demos graças pelo dom da Eucaristia e do Sacerdócio, mas precisamos continuar orando a Deus que não faltem sacerdotes na Igreja,que os sacerdotes sejam fiéis a renovação de suas promessas e continuem a difundir no mundo o Cristo Salvador.
Na recitação do Rosário, o 5º Mistério da Luz leva-nos a contemplar com os olhos de Maria o dom da Eucaristia, a maravilhar-nos com o amor “até ao fim” (Jo 13,1) que Jesus manifestou no cenáculo e com a humildade de sua presença em cada sacrário.
Mãe de Cristo Sumo Sacerdote, alcançai para a Igreja sempre numerosas e santas vocações, fiéis e generosos ministros do altar, um grande amor pela Santa Missa, Mistério da Fé e pela Adoração Eucarística.
Uma Feliz e Santa Páscoa na Paz do Senhor!
Rosane Teresinha Peixer Röper.
Co-Fundadora da Comunidade Bom Pastor